terça-feira, fevereiro 03, 2015

TARTE DE MAÇÃ COM DOCE DE OVOS E MERENGUE

Uma tarte que já tem uns meses largos em rascunho. :) Apeteceu-me fazer uma tarte de maçã. Se me apeteceu, mais depressa fui para a cozinha fazer. :) Isabel no paraíso (cozinha). Retirei uma massa quebrada fresca do congelador. Vamos ver como fiz!
 

Ingredientes:
-1 massa quebrada fresca
-4 maçãs reinetas
-doce de ovos
-3 claras (tenho sempre congeladas)
-3 c. de sopa de açúcar


Doce de ovos:
-6 gemas
-250 g de açúcar
-100 ml de água
-1 vagem de baunilha
Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

Untei uma tarteira com manteiga e forrei com a massa, o fundo cobri com feijão seco e levei a forma ao forno para cozera massa, ficar loira. Reservei. Cozi as maçãs descascadas, quando cozidas escorri muito bem. Com um garfo esmaguei as mesmas. Reservei. Bati as claras em castelo e fui juntando as 3 colheres de sopa de açúcar até fazer um merengue firme. Reservei.

Montagem:  Cobri o fundo da forma previamente forrada com a massa, com o doce de ovos. Depois espalhei a polpa das maçãs. Cobri com o merengue e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, na prateleira superior, até o merengue aloirar.

"Não me mostre o que esperam de mim porque vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou.
Não me convidem a ser igual porque sinceramente sou diferente."
 
(Clarice Lispector)