segunda-feira, abril 20, 2015

TRAVESSEIROS COM DOCE DE OVOS E GILA



Apeteceu-me fazer uns folhados doces. Resolvi o problema: fiz. 😎 Fiz um doce de ovos onde juntei o meu doce de chila/gila. Vamos ver como fiz. A simplicidade no seu melhor.



Ingredientes:
-doce de ovos
-2 rolos de massa folhada do LIDL (a única que gosto, usem ao vosso gosto, tem que ser é retangular)
-doce de gila/chila (à volta de 300 g)
-canela


Doce de ovos:
-6 gemas
-250 g de açúcar
-100 ml de água
-1 vagem de baunilha

Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno retiro a vagem e juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

No tacho onde fiz o doce de ovos, juntei o doce de gila, separei bem os fios e levei ao lume só para envolver bem. Deixei arrefecer. Abri os rolos de massa folhada e cortei cada em 6 partes iguais. No meio coloquei o recheio e polvilhei com canela enrolei um lado e pincelei a ponta com água fria, colei a outra ponta. (A água é só para ajudar a colar a massa para não abrir enquanto está no forno a folhar). Coloquei os folhados num tabuleiro forrado com papel-vegetal e pincelei os travesseiros com água fria. Levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 200ºC o tempo de alourar e folhar. Depois polvilhei com açúcar em pó.


"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."

(Martha Medeiros)