quarta-feira, abril 15, 2015

PAVLOVA DE CHOCOLATE COM CARAMELO


Uma sobremesa que já fiz há mais de 3 meses. Tenho sempre claras congeladas, as que sobram das sobremesas. Resolvi fazer uma pavlova, o filho vinha almoçar, e como adora, fiz-lhe a vontade. Comentário do meu provador oficial (filho): brutal.


Ingredientes do merengue:
-3 claras
-170 g de açúcar
-1 colher de (sobremesa) de vinagre
-1 colher de (sobremesa) de Maizena
-1 c. de sobremesa de cacau
Bati as claras em castelo, quando batidas juntei metade do açúcar e voltei a bater até fazer picos. Juntei o resto do açúcar, farinha, cacau e o vinagre e envolvi muito bem com a vara de arames sem bater. Forrei um tabuleiro com papel-vegetal, e deitei o merengue no meio. Com uma colher de (sopa) fui espalhando até fazer um circulo. Levei ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante 1 hora. Ao fim desse tempo desliguei o forno e deixei o merengue arrefecer dentro do (forno).



Caramelo:
-1 1/2 chávena de açúcar
-1 chávena de água
-3 c. de sopa de manteiga sem sal
-200 ml de natas
-1 c. de sobremesa de chocolate em pó
-1 pacote de natas de 200ml para bater em chantilly

Levei ao lume num tacho o açúcar com a água. Deixei ferver até atingir o ponto de caramelo. Quando atingiu o ponto retirei o tacho do lume e deixei amornar um pouco. Juntei a manteiga, natas e o chocolate, envolvi muito bem e levei ao lume sempre a mexer até ficar tudo bem ligado. Deixei ferver sempre a mexer até obter o ponto de fio forte.

Montagem da Pavlova: Coloquei a mesma num prato, deitei um pouco do caramelo no meio. Coloquei as natas batidas em chantilly e deixei escorrer o resto do caramelo por cima. Coloquei uns morangos no meio. Servir bem frio.

P.S. Mais Pavlovas aqui!

"Quando você acha que sabe todas as perguntas, vem a vida e muda todas as respostas."
(Bob Marley)