quarta-feira, maio 27, 2015

HAMBURGUER DE PEIXE EM BOLO DO CACO




Adoro cozinhar, uma das minhas paixões seja doce ou salgado. Mas também tenho dias que não me apetece ou o tempo é curto por alguma razão. Nesses dias digo para a minha filha:- Hoje é comida de mulheres :) e que bem que sabe estes dias diz logo ela. Como já disse várias vezes por aqui, no Jumbo há o bolo do caco, no mercado da Charneca de Caparica ao Sábado também há duas padeiras que tem (mas só ao Sábado). Vamos ver como fiz este hambúrguer de peixe.




Ingredientes:

-4 lombinhos de pescada
-1 cebola picada
-1 c. de sopa de pão ralado
-1 molho de salsa picada
-sal marinho
-pimenta-preta moída na altura
-1 ovo

Batatas-doces fritas no forno com alecrim:

-2 batatas doces médias
-1 c. de sobremesa de farinha
-1 pernada de alecrim picado (folhas)
-1 c. de sopa de azeite
-pimenta-preta moída na altura
-flor de sal


Moí os lombinhos na 1,2,3, coloquei numa tigela onde juntei os restantes ingredientes. Misturei muito bem e fiz 2 hambúrgueres.  Coloquei os hambúrgueres num tabuleiro untado com azeite e reguei com um fio de azeite (pouco). Levei o tabuleiro ao forno no grill, a meio virei o hambúrguer e deixei grelhar até estar lourinho. Coloquei os hambúrgueres no bolo do caco (previamente aquecidos numa chapa), coloquei couve-flor previamente cozida e molho bechamel coloquei a outra parte do bolo e servi com batatas doces assadas no forno com alecrim.

Descasquei as batatas e cortei em palitos. Numa tigela coloquei as batatas e restantes ingredientes excepto o sal , envolvi muito bem. Coloquei os palitos num tabuleiro e levei ao forno previamente aquecido a 180º o tempo de cozinhar (fritar) as batatas. Quando estão cozinhadas polvilhei com flor-de-sal.


"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."

(Friedrich Nietzsche)