quarta-feira, junho 17, 2015

PUDIM ABADE DE PRISCOS




Já ando para fazer este pudim há bastante tempo. Mas, esse mesmo (tempo) vai passando e de pudim nada! Quando vi a foto do pudim no FB de uma "amiga", pensei logo: é agora!  Comprei várias vezes o toucinho para fazer o pudim. O destino dele (toucinho) era sempre o mesmo (nem digo, pois detesto). Fiz a receita como me passaram!

Onde também escreveu: Pudim Abade de Priscos. A receita original pede presunto ou toucinho, que eu substituo por banha. Fica untuoso que é o que o distingue de todos os outros pudins. Uma vez experimentei esta substituição e prefiro, mas  já sabes que te vai cair o Carmo e a trindade porque não é o original! :) Em relação aos restantes ingredientes, seja qual for a fonte...são sempre os mesmos. Ora bem, concordo! Obrigada por partilhar os seus truques/dicas e como já disse foi um sucesso, o filho e não só, adoraram.



Ingredientes:
-450gr de açúcar
-15 gemas
-500 ml de água
-1 cálice (mal cheio) de vinho do Porto
- 1/2 colher de sopa de banha (a verdadeira receita pede 1 tira de toucinho ou presunto)
-1 casca de limão
-1 pau de canela


 Levar um tacho ao lume com a água, o açúcar, a banha, a casca de limão e a canela. Retirar do lume quando atingir os 105ºC (ponto de fio). Deixar arrefecer. Quando a calda estiver fria/morna, bater ligeiramente as gemas com o vinho do Porto e juntar a calda. Misturar bem sem bater. Forrar uma forma com açúcar queimado, deitar o preparado e levar a cozer em banho-maria. Depois de frio desenformar.


"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."
(Chico Xavier)