segunda-feira, julho 06, 2015

GELADO DE CANELA


  


Um gelado brutal. Ia almoçar a casa do filho, e levo sempre uma sobremesa, no fim-de-semana passado ele veio almoçar no sábado, para sobremesa fiz a Pavlova Banoffee, que o filho adora e a M. também ficou a adorar. Resolvi fazer o gelado de canela, um ingrediente que a M. adora. Mas o meu filho também disse: brutal!


 
Ingredientes:
-2 gemas de ovo
-100 g de açúcar branco fino
-150 ml de leite condensado
-300 ml de natas
-2 iogurtes grego ligeiro
-1 c. de sobremesa de canela
-8 bolachas Speculoos  partidas grosseiramente (encontrar pedaços no gelado)



Bati as gemas com o açúcar durante cerca de 10 minutos em banho-maria bem quente até as gemas ficarem cremosas e claras. Depois deixei arrefecer um pouco (coloquei a tigela dentro de outra com água e gelo). Adicionei o leite condensado, as natas, os iogurtes e a canela. Envolvi a mistura muito bem. Juntei as bolachas partidas grosseiramente, e envolvi delicadamente. Deitei a mistura na sorveteira a trabalhar. Ficou pronto ao fim de 30 minutos.

Notas: Ao juntar as bolachas delicadamente é só para não espapaçar as mesmas. Ao colocar a mistura na sorveteira a mistura começa logo a arrefecer o que se quer, e como se junta só mesmo no final as bolachas, para quando se estiver a comer o gelado encontrar a textura crocante dos bocadinhos das bolachas.

"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina."
 
(Confúcio)