sexta-feira, setembro 11, 2015

BOLO CLARO AMENDOADO [APROVEITAMENTO DE CLARAS]



Como disse aqui, ia haver uma lufada de bolos para aproveitamentos de claras. Já está aqui alguns, este é só mais um, que surpreendeu pela positiva e muito. Com uma superfície crocante deliciosa. O bolo pede açúcar branco utilizei amarelo, e as amêndoas peladas, apeteceu-me fazer as mesmas com pele, o que não me arrependi. Daí o bolo não ter ficado claro, como diz o nome, mas podem fazer como a receita, é ao sabor do freguês. :) O açúcar que se coloca na superfície com as amêndoas é que utilizei branco. Ah e já sabem esta receita é só mais uma do meu livro Pantagruel.



Ingredientes:
-250 g de farinha
-125 g de manteiga (usei sem sal)
-125 g de açúcar (usei amarelo)
-90 g de miolo de amêndoa pelada (usei 100 g e com pele)
-7 claras de ovos
-1 c. de sobremesa de fermento em pó
-3 c. de sopa de açúcar branco para envolver as amêndoas em palitos


Moí 60 g de amêndoa e cortei as restantes em palitos (mais ou menos). Bati a manteiga primeiro com o açúcar e depois com a amêndoa moída, juntei duas claras batidas em castelo e adicionei aos poucos a farinha peneirada com o fermento batendo continuamente. Envolvi suavemente nas restantes claras em castelo firme, sem bater. Deitei a mistura numa forma untada e polvilhada com pão ralado, espalhei por cima a amêndoa palitada misturada com as 3 c. de açúcar branco e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Notas: Podem usar a amêndoa palitada que há à venda, para espalhar por cima do bolo. Eu preferi fazer (mais ou menos) com a pele, além do sabor (para mim melhor) gosto do aspecto rústico que deu ao bolo. 

"Se você não acorda cedo, nunca conseguirá ver o sol nascendo. Se você não reza, embora Deus esteja sempre perto, você nunca conseguirá notar sua presença."

(Paulo Coelho)