segunda-feira, setembro 21, 2015

ESPARGUETE, COM TOMATE CEREJA ASSADO NO FORNO



Na quarta-feira passada a minha cunhada telefonou-me: a perguntar se eu podia ir lá a casa (Cascais) no dia seguinte, pois tinha vindo da Quinta e tinha marmelos, abóbora, tomates de todas as qualidades (coração de boi, chucha etc, etc) tomates cereja, pimentos, fruta e sei lá mais o quê. :) Eu na quinta-feira era impossível ir a Cascais ou a Carcavelos à loja buscar. Disse-lhe que lhe telefonava mais tarde, para dizer se podia ir na Sexta. Ok, ela não esperou pelo meu telefonema, liga-me de seguida e diz:- Bela (sim sou Isabel, mas era como me chamavam e algumas pessoas ainda me chamam o caso) a seguir ao jantar vou ai levar os legumes a fruta e abóbora, pois os tomates estão em sacos e precisas dos arrumar (espalhar em cestos) senão estragam-se. Passado 1 hora estava o meu telm a tocar para eu descer para a ajudar. Bem, quando vi a quantidade, até me assustei. Fiz doce de tomate, com o tomate maduro (várias espécies) com os marmelos verdes fiz marmelada branca de Odivelas (3 Kg de marmelos depois de descascados) agora tenho ainda uns poucos de Quilos para fazer esta marmelada. Agora os tomates cereja, logo que estava a espalhar em cestos, pensei fazer para o dia seguinte esta receita. Que diga-se de passagem: a simplicidade no seu melhor, como eu sempre disse... Vamos ver como fiz.


Lavei os tomates cereja (à volta de 800 gr) e espalhei num tabuleiro temperado com sal marinho e pimenta-preta moída na hora, reguei com um fio de azeite e deitei umas folhas de manjericão. Levei o tabuleiro ao forno a 180ºC. Enquanto o tomate assava, levei um tacho ao lume com água e sal marinho. Quando começou a ferver, deitei esparguete e deixei cozer, até estar al dente. (Não gosto da massa demasiado cozida). Depois escorri num passador e voltei a colocar o esparguete no tacho, juntei os tomates cereja assados (coados, como sabem o tomate larga muita água) e envolvi muito bem e reguei com um fio de azeite.. Juntei mais umas folhas de manjericão. O meu, é da foto não levou queijo o da filha levou queijo parmessão Grana Padano às lascas.

"Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos."

(Padre Fábio de Melo)