quarta-feira, setembro 30, 2015

FOFINHOS DE PEIXE [PESCADA]




Quando vou almoçar a casa do filho, levo sempre o almoço já feito e tento sempre fazer o que lhe agrada ou apetece. Às vezes ele diz o que quer, mas outras vezes "apanho no ar" o que ele gostaria e faço. O caso destes fofinhos. O filho, tinha falado que tinha saudades dos mimos da avó, e que eu nunca faço. :( Tem toda a razão. Mas para mim, só mesmos os da minha mãe é que me sabiam bem, tudo o que ela fazia, eu nunca consigo chegar lhe, muito me esforce. Mas fui ao meu livro da Pantagruel, e escolhi uns fofinhos de peixe. Acompanhou um arroz de tomate e uma salada. Logo que li a receita vi o bater as claras, ok, nunca na minha vida vi a minha saudosa mãe bater as claras para juntar aos fofos, pataniscas ou seja: pasteis. Mas fiz a receita como indicava. O filho, quando abriu o tupperware, até os olhos brilharam. Mas quando comeu, a desilusão também acompanhou: disse logo:- Mãe, os da avó eram fofos e secos estes não. Numa próxima vou tentar fazer como via a minha mãe fazer e deixar-me de receitas de livros, pois o que temos na memória nunca vou conseguir, mas se "tentar" fazer como via a minha mãe fazer "talvez" me aproxime. Talvez! Vamos ver como fiz estes do livro Pantagruel:


Ingredientes:
-200 g de farinha
-2 ovos
-2 dl de leite
-sal e pimenta
-3 postas de pescada cozida sem pele e espinhas às lascas
-salsa foi opção minha

 Desfiz a farinha no leite, pouco a pouco, juntei as gemas, temperei com sal e pimenta e bati bem com uma colher de pau. Adicionei a salsa picada. Juntei as claras em castelo e envolvi levemente sem bater. Juntei o peixe e envolvi. Fritei em azeite, em lume brando, deitando às colherada de sopa da mistura. Voltam-se para fritar do outro lado, e escorre em papel absorvente.

"Volte seu rosto sempre em direcção ao sol e então as sombras ficarão para trás..."

(Provérbio Chinês)