sábado, setembro 05, 2015

GELADO CROCANTE DE AMÊNDOA PRALINÉ [COM AROMA DE AMÊNDOA AMARGA]


Gelados e eu, eu e gelados, temos uma ligação Karmica, Basta ver a quantidade de receitas que tenho postado, quem me segue, já sabe a minha estória sobre a paixão que tenho por tal iguaria, agora sobre a história dos gelados é melhor espreitar aqui.  :D Os filhos acompanham-me na paixão pelos ditos assim como eu sempre acompanhei o meu pai. Vamos à receita.


Ingredientes:
-3 gemas de ovo
-60 g de açúcar
-150 ml de bebida de amêndoa (o que chamam leite de amêndoa)
-300 ml de natas
-2 gotas de aroma de amêndoa amarga


Bati as gemas de ovo com o açúcar até formar uma mistura esbranquiçada. Adicionei as gotas de aroma de amêndoa e a bebida de amêndoa e envolvi muito bem. Juntei as natas batidas "quase" em chantilly e envolvi de novo, sem bater. Deitei a mistura na sorveteira a trabalhar. Ao fim de 20 minutos adicionei o praliné pelo buraco da tampa sem desligar a sorveteira, só mesmo para envolver e espalhar o praliné, só mesmo 5 minutos. Quando servi polvilhei com um pouco do praliné reservado para o efeito.



Praliné de amêndoa:
-80 g de miolo de amêndoa pelado e ligeiramente tostada no forno (só mesmo uma corzinha) nada de escaldões
-100 g de açúcar branco

Levei o açúcar ao lume numa frigideira até fazer um caramelo claro. Retiro do lume nessa altura e junto as amêndoas e envolvo. Deito a mistura em cima de um papel vegetal. Deixo arrefecer e com a ajuda de uma faca grande parto grosseiramente o praliné.

P.S. Podem juntar 1 c. de sobremesa de manteiga ao caramelo, já utilizei esse método, mas prefiro o praliné sem a gordura e o meu provador oficial (filho) também.

Notas: Quem não tem sorveteira, já sabe que pode fazer à mesma excelentes gelados, é só colocar  mistura (gelado) numa caixa e levar ao congelador e ter um pouco de paciência e ir batendo o mesmo de vez em vez para não criar cristais.

"Não faças da tua vida um rascunho.
Poderás não ter tempo de passá-la a limpo."

(Mario Quintana)