sexta-feira, outubro 16, 2015

MOUSSE DE QUEIJO COBERTO COM DOCE DE OVOS





A falar com uma amiga sobre sobremesas, ela  falou-me desta mousse, só que cobria-a com o doce/compota que tivesse na altura em casa. Registei. Mas a parte do doce? Eliminei. Pensei fazer um doce de ovos, enriquecia mais a sobremesa. Mas já sabem, cada um utiliza o que gosta mais ou lhe dá jeito. Vamos ver como fiz.




Ingredientes:
-1 queijo fresco grande (utilizei Ricotta)
-250 g de queijo creme
-1 lata de leite condensado
-5 folhas de gelatina

Primeiro demolhei as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela juntei o queijo creme e Ricotta, com a vara de arames bati até estar bem envolvido. Adicionei o leite condensado, e voltei a bater até ficar uma mistura cremosa. Adicionei a gelatina derretida e envolvi muito bem. Deitei numa forma de bolo inglês forrada com película aderente, levei ao frigorífico até prender. Quando servi cobri com o doce de ovos.


Doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água
-vagem de baunilha

Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e a vagem e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

P.S. Se preferirem podem colocar em tacinhas e cobrir a superfície com o doce que escolherem.

Notas: Não tenho a nota do meu provador oficial, (filho) pois ele não provou, mas se tivesse provado com certeza ouviria o brutal. :)

"O silêncio é um amigo que jamais atraiçoa."

(Confúcio)