quinta-feira, outubro 08, 2015

SOPA DE FEIJÃO DEBULHAR SECO COM GRELOS DE NABO




Sopa, seja Outono, Inverno Primavera ou Verão, nunca falta cá em casa. O meu filho sempre gostou de sopa, agora a filha nem tanto,. Mas agora anda numa de sopa, e até gosta. Vamos lá entender, mas eu entendo sempre os meus filhos e apoio. :) Neste dia também vinha acompanhar um saco de feijão de debulhar seco (uns 2 kg) dividi por sacos mas coloquei logo uma parte em água para fazer uma sopa no dia seguinte. Comprei um molho de grelos de nabo (o que eu mais gosto) e fiz uma sopa, que a minha filha disse: uma delicia. :) Vamos ver como fiz.


Demolhei o feijão de um dia para o outro. Levei a cozer o feijão na panela com água o que levou à volta de 40 minutos. Ao fim desse tempo retirei uma concha de feijão e reservei. Juntei uma cebola grande cortada em quartos e abóbora também cortada aos bocados. Temperei com sal marinho e levei de novo ao lume até cozer a cebola e abóbora. Passei com a varinha-mágica até fazer um puré. Levei de novo a panela ao lume até voltar alevantar fervura o que foi rápido, e juntei um molho de grelos previamente arranjados e lavados, (aproveito as folhas pequenas, não é só os grelos) e duas cenouras descascadas e cortadas em bocadinhos. Envolvo muito bem, quando começou a ferver juntei uma mão-cheia de massa de rodelinhas e envolvi tudo bem. Deixei cozinhar o que é rápido, a 3 minutos de apagar a panela rego a sopa com um fio (normal) de azeite e deixo apurar (2 a 3 minutos).

"Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio."

(Pitágoras)