quarta-feira, janeiro 20, 2016

BOLACHAS DE MANTEIGA COM GLACÊ DE LIMÃO


No Natal gosto de fazer umas bolachinhas com o feitio de estrelas, o que este ano não foi diferente. Fiz umas bolachinhas de manteiga aromatizadas com raspa de limão, e para enriquecer as mesmas cobri com um glacê de limão. Vamos ver como fiz.



Ingredientes:
-150 g de manteiga amolecida
-100 g de açúcar
-1 c. de sopa de sumo de limão
-1 ovo
-300 g de farinha

Com a batedeira bati a manteiga e açúcar. Juntei o sumo de limão e o ovo, continuei com a batedeira a bater até ficar uma mistura homogenia. Juntei a farinha e amassei bem a mistura (sim, aqui entrou as mãos). Depois envolvi a massa em película aderente e levei a massita a descansar uma hora no frigorífico. Ao fim desse tempo fui estendendo a massa com o rolo, até a massa estar com uma espessura (mais ao menos 3mm). Com formas de bolachas (escolhi, a estrela de Natal, pinheiros, sinos e estrelas) e fui cortando os biscoitos. Cortei 6 estrelas, 6 pinheiros, pois são seis no Atelier, foi um para cada um, o resto da massa cortei em sinos e estrelas, o que deu 70 biscoitos. Depois coloquei os biscoitos em tabuleiros previamente forrados com papel vegetal e levei ao forno (em cima) previamente aquecido a 200ºC. No meu forno foi oito minutos, mas cada qual sabe do seu forno

Glacê de limão:
-100 g de açúcar em pó
-1 c. de sobremesa de sumo de limão
Mexi muito bem os ingredientes até ficar uma mistura brilhante, depois foi pincelar as estrelas e deixar secar na rede das bolachas. Se preferem um glacê mais intenso coloquem mais açúcar em pó.

"Algumas pessoas acham que o luxo é o oposto de pobreza, não é, é o oposto de vulgar."


(Coco Chanel)