terça-feira, janeiro 05, 2016

BOLO DE CHILA [MAIS UM]



Um bolo que saltou deste livro, diz que é uma receita de Ponte de Lima. Um bolo conventual, com uma textura e sabor de outra dimensão. Tenho pena de não ter tirado fotos do interior, mas levei para casa do filho, e chegando lá, as fotos ficam sempre para outro plano (fico sem apetite para tal). :) Mas a comentário do meu provador oficial (filho) foi: brutal, e quem me segue sabe bem o que isso quer dizer? Seguimos para a receita.


Ingredientes:
-3 ovos inteiros
-3 gemas de ovo
-200 g de doce de chila
-250 g de açúcar (usei 200g de açúcar amarelo)
-200 g de miolo de amêndoa

Batem-se os ovos com o açúcar e junta-se o doce de chila sem calda(seco) e a amêndoa pelada e passada pela máquina (não pelei a amêndoa, gosto de utilizar com pele). Envolve-se bem. Deita-se a mistura em forma redonda untada com manteiga. Leva-se ao forno médio (180ºC) a cozer, até ficar bem douradinho. Desenformar-se morno. No meu forno levou 45 minutos.


Notas: Untei a forma com manteiga e forrei o fundo com papel vegetal que voltei a untar e polvilhei com pão ralado. Os bolos de amêndoa prefiro polvilhar com pão ralado à farinha. Experimentem que não vão querer outra coisa.

"Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos."

(Confúcio)