quinta-feira, janeiro 07, 2016

O PINHEIRO(?) RECHEADO COM DOCE DE OVOS E CHILA



O pinheiro andou a saltitar de um lado para o outro. Eu tirei a ideia de uma foto que vi no Pinterest. Claro que o meu pinheiro não ficou tão bonito, nunca tive jeito para o desenho, desde que me conheço. Aqui neste pinheiro temos que desenhar e cortar um pinheiro em duas massas frescas sobrepostas, o que o caso foi a massa folhada do LIDL, mas podem usar massa quebrada ou outra ao gosto. Há que haver imaginação, pois o resto vem por acréscimo. Pelo menos é o que penso. :) Mas como eu escrevi atrás, nunca tive jeitinho nenhum para desenho, tinha e tenho jeito para trabalhos manuais (desde que não meta desenho). Sempre gostei, de tricotar, bordar (seja ponto-cruz, arraiolos, ou outro estilo de bordado) agora desenhar nunca foi dos meus "dreams". Em criança se desenhava uma boneca, parecia tudo, menos a boneca. :) Assim foi pela vida fora, e não era agora que ia mudar. Quando comecei a fazer a árvore (desenhar com a ponta da faca em cima da massa) comecei a ver que estava a ficar assim para o torto (ok, segue para bingo, faz de conta que era um dia de muito vento). :))))) A foto que vi, o recheio era de Nutella, eu resolvi fazer com doce de ovos e doce de chila o que não me arrependi, assim como fiz este bolo-rei(?)


Ingredientes doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água
-vagem de baunilha

Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e a vagem de baunilha e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levei de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada. Deixei arrefecer antes de rechear a massa. Utilizei 2 rolos de massa folhada do LIDL.

Montagem: Depois de cortar a massa no feitio da árvore(?) cobri com o doce de ovos frio, coloquei uns fios de doce de chila  por cima. Cobri com a 2º massa, e fechei as extremidades com a ajuda de um garfo (fiz pressão), fiz os cortes e torci os troncos, ;) enfeitei com umas estrelas que fiz com o corta bolachas na massa que sobrou. Coloquei por cima da árvore e pincelei com água fria toda a árvore. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC num tabuleiro forrado com papel-vegetal o tempo de cozer e folhar a massa. Depois de frio coloquei umas cerejas cristalizadas e polvilhei com açúcar em pó. Mesmo uma árvore torta ficou uma delicia. :)


"Procure descobrir o seu caminho na vida. Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.

(Chico Xavier)