sexta-feira, março 11, 2016

BOLO DE LIMÃO RECHEADO COM CURD DE LIMÃO E COBERTO COM BUTTERCREAM





Limões, não faltam cá em casa. Quando chegam, é  às carradas. :) Há que dar uso. Resolvi fazer um bolo para o fim de semana (nós) sim, que o fim de semana não come bolo. :) Ficou uma delicia, foi o que a minha filha disse. Vamos ver como fiz. A receita do bolo já tinha feito aqui no aniversário da filha.

Ingredientes: bolo
-2 chávenas de farinha
-1 chávena de açúcar amarelo
-150 g de manteiga (amolecida) (usei sem sal)
-4 colheres de sopa de leite
-4 ovos grandes
-1 c. de chá de baunilha líquida)
-1 colher de chá de fermento
-raspas de 2 limões

Começar por misturar o leite (morno), os ovos e a baunilha. Bater bem. À parte misturar a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de limão. Bater tudo muito bem. Adicionar a manteiga amolecida e ir juntando à mistura aos poucos até ficar tudo bem ligado.
Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, em forma untada e polvilhada de farinha. Levou 50 minutos.


Ingredientes Curd de Limão:
-3 limões grandes (sumo e casca)
-300 g de açúcar
-3 c. de sopa de manteiga
-3 ovos

Levar o tacho ao lume com o sumo e raspa dos limões, açúcar e manteiga. Mexer muito bem até estar tudo bem misturado. Numa tigela bate os ovos, e deita uma concha do preparado de limão na tigela dos ovos e mexe energicamente para não cozer os ovos, depois deita a mistura dos ovos devagar no tacho ao lume sempre a mexer com a vara de arames, até cozer os ovos e engrossar. Nota: esta receita é daqui.


Buttercream
-250 g de manteiga
-2 chávenas de açúcar em pó
-1 c. de chá de baunilha liquida
-100 g de queijo creme
-100 ml de natas para bater

Bati a manteiga com a baunilha numa batedeira em velocidade baixa. Fui adicionando o açúcar em pó aos poucos, quando estava bem envolvido, adicionei o queijo creme e continuei a bater até encontrar a mistura homogénea. Nessa altura fui juntando as natas frias sem deixar de bater com a batedeira a uma velocidade média até o creme ficar fofo.


Montagem:
Depois de frio cortei o bolo em 3 partes. Coloquei o creme num saco pasteleiro. Coloquei uma parte do bolo no prato e coloquei curd de limão no meio do bolo deixei as bordas para colocar o Buttercream com a ajuda do saco pasteleiro (fiz um circulo). Coloquei a segunda parte do bolo e fiz o mesmo processo descrito anteriormente. Coloquei a ultima parte do bolo e cobri com o restante creme que alisei e retirei o excesso de creme. O alisar, foi mais complicado, tenho que comprar um prato giratório, mas como eu digo: quando não se tem cão, caçasse com gato, o que até me sai muito bem, mesmo sem pratito giratório. :)

P.S. Já tinha feito aqui o Buttercream de chocolate.

"Em estado de dúvida, suspende o juízo." ;)

(Pitágoras)