sexta-feira, abril 15, 2016

BOLACHAS BELGAS («COUQUES D`ASSE»)




Umas bolachas pouco doces, mas brutais. A receita saltou da minha Bíblia Pantagruel. Vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-250 g de farinha
-100 g de manteiga
-120 g de açúcar (usei 100g)
-1 ovo ligeiramente batido
-sal e leite q.b. (usei 3 c. de sopa de leite)

Põe-se a farinha em monte,abre-se uma cova no centro e deitam-se uma pitada de sal, 20 g de açúcar, o ovo e a manteiga em pedaços. Mistura-se tudo e incorpora-se o leite aos poucos, amassando muito rapidamente até ligar. Tende-se uma bola, que se embrulha num pano enfarinhado e deixa-se descansar 1 hora em sitio fresco. Estende-se a massa com 1/2 cm de espessura e corta-se toda com corta-bolachas redondo. Espalha-se na mesa por igual o restante açúcar, põem-se as rodelas de massa em cima e, com o rolo, carrega-se para um lado e para o outro, dando-lhes um formato ovalado. Levantam-se com uma espátula, pousam-se do lado sem açúcar sobre um tabuleiro previamente forrado com papel-vegetal, picam-se todas com um garfo e cozem-se em forno moderado. (160ºC.)

Notas: A receita pede tabuleiro untado com manteiga, eu nunca unto tabuleiros só uso papel-vegetal. O açúcar, utilizei menos, pois achei mais que suficiente.

"Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa auto-estima, primeiro tenha certeza de que você não está, de facto, cercado por idiotas."

(Sigmund Freud)


Ui, adorei! :😎