quarta-feira, abril 13, 2016

LOMBO DE PORCO RECHEADO COM BACON E AMEIXAS


Uma receita que já tem um tempinho em rascunho. Chegou a altura de ver a luz do dia. :) O meu filho adora lombo de porco recheado. Ia almoçar com o filho resolvi fazer o lombo que ficou brutal! Palavras do meu provador oficial (filho). Servi com arroz frito e uma salada verde. Vamos ver como fiz.

No talho pedi para abrirem o lombo, pois era para rechear. Numa tigela coquei 10 ameixas sem caroço de molho (hidratarem) em 100 ml de vinho do Porto. Numa tábua de cozinha coloquei o lombo aberto e cobri com as fatias de bacon. Espalhei as ameixas hidratadas e enrolei o lombo como se faz às tortas, mas com cuidado para não deixar "fugir" as ameixas. :) Prendi e apertei o rolo com cordel de cozinha. Numa tigela coloquei 1 c. de sopa de massa de pimentão, 1 c. de sopa de azeite e umas pedras de sal marinho (muito pouco, ter em questão o sal da massa de pimentão e do bacon) e envolvi muito bem a mistura. Coloquei o lombo num tabuleiro de barro e pincelei com a mistura feita. Reguei com o vinho do Porto que serviu para hidratar as ameixas. Tapei o tabuleiro com papel-vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 130ºC, durante 1 hora, ao fim desse tempo retirei o papel e aumentei o forno para os 200ºC, e deixei o tempo necessário para acabar a cozedura e alourar.

"Sorria, e a existência inteira sorri para você. Grite e insulte, e a existência inteira grita e o insulta. E você é a causa de tudo isso; você cria o processo inteiro. A existência é neutra; ela simplesmente reflecte, é um espelho."


(Osho)