sexta-feira, abril 01, 2016

TÉCULA MÉCULA




 A falar com uma amiga, disse-me o nome de um  bolo que tinha comido. Eu fui pesquisar, onde encontrei este blog e enviei logo para ver se tinha a ver algo com o bolo que a tinha encantado. Bingo. Só que ela fez as suas alterações. Eu segui com as alterações feitas, mas também fiz a minha que enriqueceu o bolo e muito! Em vez da massa quebrada a forrar a forma untei e forrei com papel vegetal.



Alterações da amiga: usei raspa de metade de um limão pequeno; não usei farinha; usei 2 batatas médias cozidas e reduzidas a puré. Usei 100gr de manteiga sem sal (em substituição dos 50gr de manteiga+50gr de banha); como os ovos que utilizei eram médios usei mais 2 gemas do que na receita. Portanto, parti da receita original e refiz uma outra que ficou bastante semelhante à original (a única diferença foi que não usei a calda de açúcar e sim uma base de massa quebrada. Numa próxima não uso a base que não vai acrescentar nada ao bolo, antes pelo contrário!)



Ingredientes:
-250 gr. amêndoas descascadas
-500 gr. açúcar
-250 gr. de água
-6 gemas de ovo e 1 ovo (XL)
-50 gr. banha de porco(não usei)
-50 gr. manteiga (usei 100g de manteiga sem sal)
-70 gr. farinha (não usei farinha, foi substituída por duas batatas médias cozidas e feitas em puré)
-raspa de 1 limão



Preparação:
Num tacho fiz o xarope com o açúcar e a água. Colocar o açúcar com a água (1 copo cheio). Deixar ferver aproximadamente 14 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Piquei as amêndoas (quase em farinha, mas a encontrar bocaditos da mesma). Numa tigela coloquei a manteiga e bati com a colher de pau, juntei a mistura das amêndoas, raspa do limão e o puré de batata, envolvi muito bem. Juntei a mistura anterior ao xarope e voltei a envolver bem. Adicionei as gemas e ovo batido, e voltei a envolver  bem a mistura. Deitei a mistura na forma previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal, e levei a forno pré-aquecido a 180ºC. Mais ou menos 35 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. Deitei por cima um glacê só não escrevi o nome do bolo com chocolate como é tradição, enfeitei com fios de ovos, pois foi um bolo que fiz para enriquecer a nossa mesa da Páscoa, e foi só para dar aquele toque (tcham) podem crer que o bolo não precisa de todo. Só por si é um bolo rico. Comentário do meu provador oficial (filho): Brutal! :)

"Não é a primeira impressão a que fica. É a última. Apenas certifique-se de que a primeira não seja a última."

(Aldo Novak)