sexta-feira, maio 27, 2016

BOLACHAS INGLESAS («SHORTBREADS»)




Bolachas/biscoitos apesar de ultimamente não aparecer tão a "miúdo" no blog, não que dizer que não faça, mas como são repetidas (receita) não coloco por aqui. :) Estas bolachas de manteiga, saíram numa tarde de Primavera mas com temperatura de Inverno e chuva, que só pedia: Calma Isabel, a Primavera vem, é só teres mais um pouco de paciência. Resumindo por miúdos (um dia de neura de não ver o meu adorado Sol) o que melhor para me passar a "neura" se não ir até ao meu laboratório (cozinha) e colocar as mãos na massa. :) Agarrei num carimbo das bolachas que há muito não agarrava e fui-me a elas (as bolachas). :) A receita saltou da minha Bíblia Pantagruel. Vamos ver como é e fiz.


Ingredientes:
-300 g de manteiga
-125 g de açúcar
-1/2 Kg de farinha


Amassa-se tudo rapidamente só até ligar. Estende-se com o rolo em cima da banca enfarinhada e corta-se bolachas com um corta-bolachas do feitio preferido. Cozem-se no forno a (200ºC) em tabuleiros polvilhados de farinha durante 15 a 16 minutos.

Notas: Estas bolachas são muito sensíveis (se não tiverem prática a fazer bolachas ou a carimbar, façam só mesmo as bolachas e esqueçam o carimbo, ok?)  Sou muito teimosa, sempre fui, sou e serei. Daí ser sincera, deu-me um bocadinho mais de trabalho fazer estas bolachas e carimbar, mas como o dia, como eu escrevi atrás era um dia que tinha que trazer a minha "cota parte de paciência" ao de cimo, com calma lá a trouxe. :) Foi umas bolachas feitas uma a uma, e a carimbar com muita delicadeza, se não, lá se desfazia as bolachas. São mesmo umas bolachas brutais.

P.S. Não utilizei a farinha nos tabuleiros e sim o papel-vegetal. Depois de sair do forno deixar arrefecer um pouco, e só depois com a ajuda de uma espátula retirar as bolachas uma a uma com delicadeza e coloca-las em cima da rede para acabar de arrefecer completamente, ai depois podem coloca-las na caixa ou frasco das bolachas.

Receitas de bolachas carimbadas, estão aqui!

"Sessenta anos atrás (cinquenta e sete), eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância."

(Will Durant)