segunda-feira, junho 06, 2016

BOLACHAS DOS CONVIDADOS





Umas bolachas. Não estão bonitas, mas podem crer que são brutais. :) A receita saltou da minha Bíblia Pantagruel. Ao longo da minha "estadia" na blogosfera, eu tenho escrito que nunca tive jeito para o desenho. Enquando criança, adorava ver os desenhos dos outros colegas, tão giros, os meus nunca eram parecidos com nada. A minha irmã mais nova sempre teve jeito para o desenho, e lembro-me que adorava ver umas bonecas que ela desenhava, eu bem tentava fazer igual, mas podem crer que nem copiando eu ia lá. ;) Com muita pena minha, eu gostava de ter umas fotos mais bonitas para acompanhar a receita, peço desculpa da minha falta de jeito. Mas desse lado com certeza há pessoal com jeito, e se tiverem filhos pequenos para as festas de aniversários escrever os nomes dos convidados (crianças) na bolacha, fica bem giro. O meu filho, quando viu as bolachas riu-se e disse: -Para a próxima vez mãe, faz uns desenhos abstractos (ok, ele viu na mãe um Picasso):)))). Mas também disse: são brutais...


Ingredientes
-300 g de farinha
-200 g de manteiga (usei sem sal)
-180 g de açúcar (usei 130 g de açúcar amarelo)
-2 gemas de ovos
-1 clara de ovo
-1 c. de chá de fermento em pó
-1 pau de chocolate preto
-*glacê, nº 3007

Peneira-se a farinha com o fermento, juntam-se-lhe os outros elementos e amassa-se bem. Estende-se com o rolo sobre a pedra (eu coloquei a massa entre duas folhas de papel vegetal), deixando-a grossa. Corta-se em rodelas, que se cozem em forno pré-aquecido a 180ºC, em tabuleiros untados (usei papel-vegetal). Tiram-se com uma espátula depois de arrefecerem, cobrem-se com o glacê e deixam-se secar. Dissolve-se em banho-maria o chocolate, molha-se um pincel de aguarela no chocolate derretido e escreve-se nas bolachas os nomes dos convidados, deixando-se secar novamente.



Ingredientes glacê*
-2 claras de ovo
-1 c. de sopa de leite
-sumo de limão q.b.
-baunilha em pó q.b.
-açúcar em pó q.b.

Batem-se as claras em castelo e juntam-se-lhes o leite e açúcar em pó suficiente para obter uma papa consistente, que se aromatiza com sumo de limão e a baunilha batendo bem.

Notas: Eu utilizei metade da receita do glacê (utilizei a clara que sobrou das bolachas), e cobri só metade das bolachas, as outras deixei simples e ainda sobrou glacê, ou seja façam como eu: metade da receita, aproveitam logo a clara que sobrou das bolachas (2 em 1) e podem crer que o que sobrou dava para cobrir as bolachas todas. Deu 48 bolachas.

"Dantes um quadro era uma soma de adições. Comigo um quadro é uma soma de destruições." :)))

(Pablo Picasso)