quinta-feira, junho 09, 2016

BOLO DE LARANJA





Bolos de laranja, já são alguns que moram no blog. Este é mais um, que saltou da minha👉 Bíblia Pantagruel. Mais um que fica para a "saga dos bolos com 2 ovos" Já tinha feito 👉este, hoje sai este de laranja. 😍



Ingredientes:
-100 g de farinha
-100 g de açúcar (usei açúcar amarelo)
-100 g de manteiga (usei sem sal)
-2 ovos
-2 laranjas
-2 c. de chá de fermento em pó
-*«glacê» de laranja, nº 3011

 Bate-se o açúcar primeiro com as gemas até engrossarem e depois com a manteiga amolecida em banho-maria e o sumo e a  casca ralada das laranjas. Adiciona-se a farinha peneirada com o fermento aos poucos, batendo até fazer bolhas, e envolve-se nas claras em castelo, mexendo levemente, sem bater. Coze-se em forma untada em forno pré-aquecido a 160ºC. Depois de frio cobre-se com a *cobertura de laranja/glace e deixa-se secar.


Ingredientes de «glacê» de laranja: nº 3011*
-1 laranja, sumo e raspa
-sumo de meio limão
-1 clara de ovo
-açúcar em pó "Icing sugar" q.b.
-corante laranja (não usei)

Bate-se levemente a clara com a raspa de laranja e vai-se incorporando açúcar em pó até obter uma papa espessa, que se adelgaça com os sumos, aos quais se juntou uma pitada de corante cor de laranja (não usei). Querendo a glacê mais densa, adiciona-se açúcar em pó. Aplica-se imediatamente. Não cobri o bolo todo com o glacê como a receita pede. Fiz à minha maneira. :)

"Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, acções e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã."


(Chico Xavier)