sexta-feira, julho 08, 2016

CHOCO FRITO [À SETUBALENSE]





Como já escrevi por aqui, o meu pessoal gosta muito de choco, seja de que maneira for. Já temos ido a Setúbal para comer o dito. Resolvi fazer em casa com uma salada de favas. As favas são das congeladas, já passou o tempo que eu comia as favas na época, a minha saudosa mãe tinha sempre o trabalho de descascar quilos de favas que uma senhora amiga trazia da sua quinta e lhe oferecia. Quando o meu pai estava entre nós a minha mãe fazia favas com fartura para mim e o meu pai, nós os dois adorava-mos/adoro, o que a minha mãe detestava, mas nunca deixou de nos mimar. Quando o meu pai partiu, nunca mais comi favas em casa da minha mãe, ela tinha o cuidado de descascar para eu trazer para minha casa. Eu em miúda adorava descascar favas ervilhas, estava sempre  ajudar a minha mãe, cresci (tinha que ser), ok, hoje não tenho paciência, faço e como, mas desde 2011, as últimas que comi descascadas pela minha mãe, só como congeladas, seja favas ou ervilhas, não compro para descascar. O caso destas que comprei para fazer a salada. São diferentes? São, sim senhora, mas paciência. Vamos ver como fiz o choco e salada.


Comprei um choco que tinha perto de 1800 kg, pedi para o limparem, e cortarem para fritar (tiras). Temperei com sal marinho, pimenta branca, um pouco de piri-piri, folhas de louro esfareladas, dentes de alho picados e reguei com sumo de limão.  Deixei  harmonizar sabores durante 2 horas. Fiz a salada cozi 800 g de favas baby temperadas com sal marinho, 1 folha de louro. Quando cozidas (rápido) escorri e deixei arrefecer. Numa tigela coloquei as favas, 1 cebola pequena picada, 3 dentes de alho picados, 1 molho de coentros picados, temperei com pimenta preta moída na hora, reguei com azeite extra virgem, e vinagre de cidra, envolvi muito bem, e levei a salada ao frigorífico para ficar fresca e harmonizar sabores. Entretanto passado as duas horas do choco ter sido temperado, retirei as tiras e sacudi os dentes de alho picados e enxuguei as tiras com papel de cozinha. Passei as tiras por farinha de milho (fina) e fritei em azeite. Escorri as tiras em papel absorvente (cozinha) Depois foi servir com a salada de favas e deliciarmos-nos, os meus filhos adoraram. :) 

"A pessoa que pouco sabe, pensa que tudo o que sabe é importante e, por isso, quer contá-lo a todos. A pessoa que sabe muito, sabe que ainda há muito mais a saber, por isso só fala quando é necessário e, quando nada lhe é perguntado, permanece em silêncio."

(Jean-Jacques Rousseau)