sexta-feira, agosto 05, 2016

GELADO DE BAUNILHA



Gelados? Não preciso de dizer nada, quem me segue sabe perfeitamente a minha ligação com os ditos, quem chegou agora ao Cozinhar com os Anjos, basta ver na lateral direita do blog [gelados] com este de baunilha soma a linda quantidade de 145 receitas. :))) Daí quem me segue sabe a minha ligação kármica com gelados. Neste dia saiu um gelado de baunilha (outro) servido em cones mergulhados no chocolate e não satisfeita ainda reguei com chocolate, como o meu filho diz: chocolate nunca é demais... Vamos à receita.


Ingredientes:
-1 vagem de baunilha
-150 ml de leite
-400 ml de natas
-3 gemas de ovos
-30 g de açúcar em pó

Cortei a vagem de baunilha longitudinalmente com uma faca afiada e retirei-lhe o miolo, raspando. Deitei o miolo e a vagem cortada de baunilha numa caçarola, juntamente com o leite e deixei ferver. Depois retirei a vagem e reservei o leite até arrefecer completamente. Bati as gemas com o açúcar com a ajuda de vara de arames em banho-maria até ficar com uma cor amarelo-claro e cremosa. Deixei a mistura arrefecer, quando frio adicionei o leite e envolvi muito bem. Quando a mistura estava homogénea adicionei as natas batidas em chantilly e envolvi a mistura muito bem sem bater. Deitei a mistura na sorveteira a trabalhar. Levou 35 minutos.

Notas: Derreti em banho-maria 100 g de chocolate preto Valrhona (compro no El Corte Inglês) com 1 c. de café de manteiga sem sal. Quando derretido mergulhei os cones, deixei secar um pouco,
depois coloquei a bola de gelado e "pinguei" mais chocolate, um gelado "estilo" quente e frio.

P.S. Utilizem o chocolate que gostarem mais ou vos der mais jeito. As claras congelem, ou façam uma Pavlova ou bolos de claras.

"O verdadeiro amigo não é o que é solidário na desgraça, mas o que suporta o seu sucesso..."

(Bárbara Coré)