terça-feira, agosto 16, 2016

GELADO DE NATA EM "CAMA" FILO COBERTO COM DOCE DE OVOS :)


Tinha que baptizar com um nome "pomposo" o meu simples gelado de natas, mas brutal. :) A simplicidade no seu "auge". Vamos à receita que é o que vos interessa.


Ingredientes gelado:
-4 ovos
-400 ml de natas
-60 g de açúcar em pó

Separei os ovos e bati as claras em castelo. As natas bati em chantilly. Bati as gemas com o açúcar até formar uma espuma, adicionei as claras e as natas alternadamente à mistura das gemas, só a envolver, nunca bater enquanto adiciona as claras e natas em castelo. Depois da mistura bem envolvida, é deitar na sorveteira a trabalhar. Ao fim de 35 minutos tem um gelado cremoso.

"Cama" de filo: :)
1 folha de massa filo por pessoa. Pincelar a folha com manteiga derretida, depois com a ajuda de umas tigelas que possam ir ao forno forrar exterior as tigelas e levar num tabuleiro ao forno pré-aquecido a 200ºC o tempo de alourar. Deixar arrefecer antes de desenformar, e faze-lo delicadamente. Reservar.

Doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água


Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

Montagem do gelado:

Na taça de massa filo coloca uma c. de sopa de doce de ovos, de seguida o gelado e de novo doce de ovos, depois? É deliciarem-se... :))))


"Às vezes é necessário perder o chão para descobrir que é possível VOAR... !!!"

(Bárbara Coré)