quarta-feira, agosto 31, 2016

SALADA DE FEIJÃO FRADE





Feijão frade adoro, quando faço lembro-me sempre do meu saudoso pai, adorávamos os dois feijão frade, a minha saudosa mãe não gostava, mas quando eu ia à Amadora e na véspera dizia: mãe, amanhã podia fazer feijão frade, apetece-me, era certo que quando chegava no outro dia o almoço, era salada do dito, com atum ou bacalhau, pois o meu pai gostava. Tenho saudades de uma salada que a minha mãe fazia de feijão frade com bacalhau cru muito desfiado (ela conseguia-o com a ajuda de um pano de cozinha) "estilo esfregar o bacalhau demolhado já sem espinhas e peles" ficava mesmo em fios, que delicia. Depois o tempero da minha saudosa mãe era de outra dimensão, agora só tenho os sabores da memória que estão guardados a sete chaves.❥❥ Vamos ver como fiz esta deliciosa salada tão simples, mas não por isso mereça destaque no blog. Hoje em dia há imensas marcas de atum, mas atum Bom Petisco, [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands]  é o que me lembro desde ser gente ver a minha saudosa mãe usar, e com isso já tenho 57 anos, pronto, seja sincera, talvez só me lembre a partir aí dos 4 ou 5 anos, para trás não tenho memória, mas acredito que já era usado na casa dos meus saudosos pais.



Ingredientes:
-1 lata grande de feijão frade
-300 g de ervilhas congeladas
-2 embalagens de ovos de codorniz
-3 latas de atum Bom Petisco em azeite [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands]
-1 molho de salsa e coentros
-azeite extra virgem
-vinagre de cidra
-flor-de-sal
-pimenta-preta moída na hora

Numa tigela coloquei o feijão coado e passado por água fria, as ervilhas cozidas e arrefecidas, os ovos, o atum , a salsa e coentros picados grosseiramente, temperei com flor-de-sal pimenta-preta e reguei com azeite e vinagre, envolvi muito bem de deixei reservado no frigorífico tapada com película aderente até à hora de servir. Harmonizar sabores, precisa-se nesta salada. pelo menos para mim, mas pode servir de seguida de estar pronta.

Estou no Instagram aqui!



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Terra Nostra 

Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
 
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Diário de Noticias

Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal