quinta-feira, agosto 11, 2016

TROUXAS DE MASSA FILO RECHEADAS COM LEMON CURD





Tinha 3 folhas de massa filo que sobrou desta receita Pastilla de Poulet, como muito bem sabemos, as folhas de massa filo mesmo embrulhadas num pano de cozinha humedecido, guardadas no frigorífico, não duram muito. Secam, lixo com elas, e isso é algo que detesto fazer. Resolvi o problema, tinha um resto de curd de limão que tinha que usar, "nem foi tarde, nem foi cedo." Segui para bingo. :)) De receita não tem nada, é só um aproveitamento da massa e do curd, vocês façam o mesmo, com o recheio que tiverem em casa, doce ou outro.


Cortei as folhas sobrepostas em 3 partes iguais (mais ou menos) e pincelei-as com manteiga derretida. Coloquei 3 folhas em cada uma forma de madalenas, recheei com uma colher de sobremesa de lemon curd, depois foi fechar as folhas e pincelar com o resto de manteiga. Levei as trouxas ao forno pré-aquecido a 200ºC, levou 12 minutos até alourarem. Depois de frio polvilhei com açúcar em pó.

Ingredientes:
-6 limões
-6 ovos
-130 g de manteiga sem sal
-500 g de açúcar (utilizei 400 g)

Lavei bem os limões com um esfregão verde:) ah pois, vinham um pouco sujitos. Num tacho coloquei o açúcar, manteiga, raspa dos limões e sumo dos mesmos. Levei ao lume até dissolver tudo. Reservei fora do lume. Numa tigela bati os ovos com a vara de arames, quando bem batidos juntei ao preparado anterior, mas filtrei por uma rede fina. Levei de novo o tacho ao lume sempre a mexer até começar a ferver e engrossar. Deitei o preparado nos frascos esterilizados. Deu 4 frascos e guardei no frigorífico

Receitas com curd de limão!

"Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim."


(Clarice Lispector)