quinta-feira, setembro 01, 2016

BOLO NAPOLEÃO [ТОРТ НАПОЛЕОН]






Uma receita, da Russia que simplesmente adoramos. Quem passou a receita disse: Napoleão, não é mais que o "nosso"mil-folhas sem o glacê por cima. (Eu digo e o filho (provador oficial) é muito superior ao mil-folhas. A massa não fiz. Comprei a massa folhada do LIDL [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands]. Esqueci-me de polvilhar com o açúcar em pó. :)



Massa:
 Farinha - 750 gramas
 Manteiga sem sal ou margarina congelada - 600 gramas
 Ovos - 2 unidades
  Sal - 1 colher de chá
  Vinagre (5-7%, pode ser vinagre normal de cidra)- 1,5 colheres de sopa
  Água - cerca de 220 mililitros
    


Creme:
Leite- 1 litro
Açúcar - 300 gramas
Ovos - 4 unidades
Farinha - 120 gramas
Manteiga sem sal à temperatura ambiente- 320 gramas
Açúcar de baunilha (ou baunilha simples) - 10-15 gramas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar o bolo- 3 colheres de sopa


.Para preparar a massa folhada num copo de medição misturar 2 ovos, uma colher de chá de sal e 1,5 colheres de sopa de vinagre. Adicionar cerca de 220 mililitros de água gelada (para obter no final 375 mililitros do líquido) e misturar tudo. Colocar o líquido no frigorífico.

.Em cima da mesa pôr 750 gramas da farinha peneirada. Ralar a manteiga congelada na parte grossa do ralador, para isso sucessivamente mergulhar a manteiga na farinha e depois passar no ralador. Misturar levemente a manteiga ralada com a farinha.

.Montar um monte a partir da farinha com a manteiga e no centro fazer um poço onde adiciona-se o liquido fresco (do passo 1).

.Rapidamente misturar tudo, mas nunca amassar a massa. Levantar a massa das diferentes pontas para o centro, dobrar em camadas e pressionar. Adicionar também os restos da massa recolhidos da mesa.

.Dar a massa uma forma rectangular e deixar no frigorífico pelo menos 2 horas (é melhor deixar 10-12 horas).

.Para preparar o creme numa panela acrescentar 1 litro de leite e 300 gramas de açúcar e aquecer em fogo alto mexendo o tempo todo até dissolver o açúcar, reduzir o fogo e deixar aquecer o leite. Numa tigela à parte misturar (não bater) 4 ovos com 120 gramas de farinha até obter uma mistura homogénea.

.Adicionar duas conchas do leite quente na tigela e misturar. Depois adicionar mais duas conchas e misturar outra vez. Reintroduzir a mistura no leite quente com açúcar. Colocar a panela outra vez no fogo e cozinhar até engrossar o leite, mexendo sempre com um batedor.

.Retirar a panela do fogo e adicionar 20 gramas de manteiga. Deixar arrefecer o creme até temperatura ambiente, pode-se despejar o creme numa nova tigela e cobrir com parafilme para acelerar o arrefecimento.

.Retirar a massa do frigorífico. Dividir a massa em 5 partes (4 partes para o bolo e 1 parte para decoração). Em cima da mesa, polvilhada com farinha, colocar um pedaço de massa. Polvilhar a massa e o rolo com a farinha também. Estender a massa com o rolo numa camada de espessura cerca de 3-4 milímetros com o tamanho do tabuleiro do forno (30x40 cm). Passar com um pano húmido nas bordas do tabuleiro e colocar a camada da massa neste. Pressionar as bordas da massa e recortar o excesso de modo o fazer a forma do tabuleiro. Este excesso vai para a parte do bolo que será para a decoração.

.Picar um pouco a camada de massa com uma faca ou garfo (para a massa não levantar). Cozer a massa no forno pré-aquecido a uma temperatura de 200-220ºC aproximadamente 20 minutos. Retirar a camada e deixar arrefecer. Enquanto uma camada está a cozer, preparar a seguinte. A camada para a decoração deverá ser cozida mais tempo para dar uma cor.

.Para acabar o creme, bater com um misturador eléctrico/mixer 300 gramas de manteiga à temperatura ambiente até obter uma mistura branca. Depois adicionar gradualmente o creme, misturando sempre com misturador. No final adicionar 10-15 gramas de açúcar de baunilha. Bater o creme até obter uma massa leve.

.Para montar o bolo, colocar uma camada da massa, por cima espalhar ¼ do creme e assim por diante. A última camada colocar com a parte lisa para cima e espalhar o resto do creme por cima e dos lados do bolo.

.Para decorar o bolo, partir a camada que foi preparada para a decoração em migalhas e misturar com açúcar com baunilha. Polvilhar o topo e os lados do bolo com as migalhas. Adicionalmente polvilha-se o topo do bolo com açúcar de confeiteiro. Colocar o bolo no frigorífico que fica pronto no dia seguinte.

Nota: no creme pode-se adicionar uma lata do leite condensado cozido na altura quando se adiciona a manteiga. (Não utilizei)

P.S. Podem fazer o bolo redondo, eu como utilizei a massa folhada do LIDL que é a que gosto e é rectangular, cortei ao meio (para o bolo ficar mais pequeno de comprimento e mais alto), uma dica: quando a massa vai ao forno picada com um garfo, quando começou a cozer (folhar) voltei a picar a massa (para baixar o folhado, o bolo quer umas placas folhadas baixas e não altas) espero estar tudo muito bem explicado. Façam, parece complicado, mas é simples. É um bolo que se faz por etapas. Ah e é brutal nota do meu provador oficial (filho) e não só! :)))

Encontram-me no Instagram aqui!

o video que me passaram e tem passo a passo.




Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve

LIDL
Terra Nostra 

Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT

EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP

 Montepio 
American Express
Multibanco
Diário de Noticias

Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal