quinta-feira, outubro 13, 2016

BOLO ESLAVO





Mais uma receita que saltou da minha Bíblia Pantagruel. Um livro que traz receitas que nunca me desiludem. Mais um bolo para o patamar: bolo 2 ovos. Se não contarmos com os do creme. O próprio bolo só leva mesmo 2 ovos.

Ingredientes:
-180 g de açúcar (usei açúcar amarelo)
-230 g de farinha Branca de Neve
-125 g de manteiga
-125 g de leite azedo
-90 g de chocolate preto [utilizei Valrhona]
-2 ovos
-1 c. de chá bem cheia de fermento em pó
-1/4 de c. de baunilha em pó [usei liquida]
-creme de chocolate nom nata nº 3058*

Batem-se bem as gemas com o açúcar, liga-se-lhes o chocolate derretido em banho-maria com a manteiga, a baunilha e o leite e adiciona-se aos poucos a farinha Branca de Neve  [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] peneirada com o fermento, batendo sempre até fazer bolhas. Envolve-se levemente nas claras em castelo e divide-se a massa por duas formas iguais untadas. Leva-se a cozer a 180ºC em forno pré-aquecido (é rápido, teste do palito). Depois de frios unem-se com duas colheradas do creme e cobrem-se com o resto do creme.


P.S. Uma espátula de borracha é imprescindível para envolver a massa do bolo nas claras em castelo. Aqui mais receitas de bolos de 2 ovos.

Nota: O leite azedo já há anos que explico como se obtém: juntar uma colher de sopa de vinagre ou limão (prefiro vinagre) no leite e deixar descansar 10 minutos até ver que o leite está a coalhar "azedo".


*3058 Creme de chocolate com nata:
-125 g de chocolate em pó
-100 g de açúcar [usei 50 g de açúcar]
-1 c. de chá de Maizena
-3 ovos
-3 dl de leite
-2 dl de nata
-1/4 de c. de café de baunilha

Dissolvem-se no leite a Maizena e o chocolate e deitam-se as gemas batidas com o açúcar e a baunilha. Leva-se a lume muito brando, mexendo sempre até levantar a fervura. Tira-se do lume e incorpora-se na nata. Depois de perder o calor, envolve-se nas claras em castelo firme, levemente, sem bater, e emprega-se logo.

Encontram-me no Instagram aqui, e Facebook.


















Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal