segunda-feira, novembro 28, 2016

EMPADA DE CARNE E ERVILHAS COM CARIL




No dia do Workshop na Academia Vaqueiro a convite dos vinhos Cabeça de Toiro, um vinho com atitude. :)  Os convidados (nós) tinhamos que fazer os petiscos Portugueses, fez-se um sorteio e logo se vê qual o par e o que se vai cozinhar. A mim e à Manuela calhou-nos as empadas de frango. Quando soube que a Manuela é uma expert na matéria das empadas, fiquei tranquila. :) O meu apoio moral teve-o logo de início, depois foi começar. Fui a sua partner, ;)  sim, expert em empadas, só mesmo a Manuela que adorei conhecer. Em conjunto acho que fizemos equipa. Pelos comentários que se ouviu no jantar sobre as empadas. Foi um início e noite brutal. Acabou à meia noite, mas a vontade de acabar, era nenhuma. Bons petiscos excelentemente confeccionados pelas equipas e com o grande apoio de Chef Pedro Niny da Academia Vaqueiro  que nos passou excelentes dicas sempre tão importantes. A presença do enólogo Carlos Eduardo, não menos importante, não deixou nunca ninguém de copo vazio enquanto se cozinhava e depois jantava, com os excelentes vinhos Cabeça de Toiro. O jantar decorreu também na perfeição, com um convívio lindo de pessoas igualmente lindas. Adorei, venha o próximo. ;) Mas agora passamos à minha empada, que é o que vos interessa. Certo? Não, não fiz a massa da empada, o tempo que tinha era curto, resolvi comprar no Continente que abriu perto de minha casa. Comprei duas massas de empadas refrigeradas. Fiz uma empada de carne de porco e peru com ervilhas e caril. O que ficou brutal, dito pelo meu provador oficial (filho).


Ingredientes:
-2 massas de empada refrigeradas Continente
-350 g de carne de porco picada (picada na altura no talho)
-200 g de carne de peru picada (picada na altura no talho)
-400 g de ervilhas congeladas
-2 cenouras
-1 cebola picada
-2 dentes de alho picados
-1 folha de louro
-1 ramo de salsa grosseiramente picado
-sal marinho
-1 c. de chá de caril
-1 c. chá de gengibre ralado na hora
-pimenta preta moída na hora
-azeite
-1 c. de sobremesa de farinha Branca de Neve
-50 ml de água de cozer as ervilhas
-1 gema de ovo


Comecei por fazer o recheio. Primeiro cozi as ervilhas com água e sal marinho. Quando cozidas, coei e reservei a água de cozer as ditas. Num tacho coloquei a cebola, alho, cenouras cortadas em cubinhos, louro e reguei com azeite, o suficiente para cozinhar a cebola, deixei cozinhar até a cebola ficar translúcida, nessa altura juntei as carnes (misturadas) e envolvi muito bem, adicionei um pouco da água de cozer as ervilhas (50 ml), adicionei o caril, gengibre, pimenta preta moída na hora, salsa e temperei com umas pedras de sal marinho (pouco, em questão a água de cozer as ervilhas já ter sal), envolvi muito bem e deixei cozinhar a carne sempre em lume brando. Quando a carne estava cozinhada, polvilhei com farinha Branca de Neve,[uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] envolvi muito bem e fui adicionando uns borrifos com a água de cozer as ervilhas, fui envolvendo e adicionando a farinha, água até fazer "quase" o molho béchamel. Envolvi bem rectifiquei temperos e deixei arrefecer o recheio da empada. Entretanto untei com manteiga uma forma de mola, e forrei com uma massa refrigerada do Continente,[uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands]. Coloquei o recheio e com a outra massa fiz a tampa (uma rodela do tamanho da forma, que já tinha cortado anteriormente). Tapei a empada com a tampa uni as pontas mais ou menos como vi a Manuela fazer com tanta rapidez e prática, eu levo mais tempo, e não ficou perfeito. ;) Pincelei o topo com a gema de ovo e água misturada. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC à volta de 50 minutos o tempo de a massa ficar estaladiça e dourada.

Nota: Sei que fazer a massa das empadas/empada não há melhor, mas podem crer que sem trabalho de misturar, amassar e depois esticar, quando estamos sem tempo, estas massas refrigeradas são do melhor. :)

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal