quinta-feira, dezembro 08, 2016

TRANÇA DE MASSA FOLHADA COM RECHEIO DE DOCE DE OVOS E GILA





Há 2 anos fiz o 👉bolo folhado, há 1 ano fiz o 👉pinheiro? Agora fiz a trança que abunda na net como se faz. Eu não fiz com o chocolate, fiz com doce de ovos e doce de gila.😍


Ingredientes:
-1 massa folhada refrigerada do Lidl
-doce de ovos
-200 gr doce de gila
-1 gema
-5 cerejas cristalizadas
-50 g de miolo de amêndoa
-açúcar em pó q.b.

Doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água
-vagem de baunilha

Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.



Não retire o papel vegetal da massa, facilita na hora de fazer a trança. No centro do rectângulo da massa folhada , coloquei o doce de ovos frio misturado com o doce de gila. Na massa dos 2 lados cortei tiras de 2 cm. Fechei a extremidade de cima e comecei a entrançar a massa, depois fechei a extremidade de baixo. Coloquei a trança com o papel vegetal no tabuleiro, pincelei com gema de ovo, coloquei umas cerejas cristalizadas, e polvilhei com amêndoa pelada e cortada grosseiramente. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, o tempo de alourar.

Nota: Eu tenho sempre em casa doce de chila/gila caseiro, se não tiverem utilizem o de compra.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!