segunda-feira, janeiro 16, 2017

BOLO DE CHOCOLATE [PARA AMANTES DE CHOCOLATE][MEU ANIVERSÁRIO]




Mais um bolo no Cozinhar com os Anjos, este foi para o meu aniversário que foi ontem. 58 anos feitos, é sempre a somar, como se quer. Começa a ser difícil a escolha do bolo do meu aniversário (não, não é por ser muitos anos, o que adoro) mas depois de ter 216 receitas de bolos no blog, fora os que ainda estão em rascunho, têm que concordar comigo. :D Ok, mesmo que não concordem, continuo a sentir o mesmo. Mas com paciência sempre encontro algo, para surpreender. ;) 
 Há pessoas que adoram festejar o aniversário, andam a badalar, ainda falta um mês para o dia, mas é para as pessoas se lembrarem, não é o meu caso. Os filhos, não me deixam esquecer, não é por fazer mais um ano, isso a mim não me incomoda nada, o que não gosto é de festejar. Sei que é um contra senso, mas sou assim e sempre fui, aliás quem me segue ou conhece sabe que é assim. Um dia que me faz recordar os meus saudosos pais, um dia que estou sempre triste, agora mais desde a partida deles, um dia que desejo que passe a correr, apesar, de nunca me cansar de agradecer: Obrigada meus pais, pelo meu nascimento. Vamos ao bolo que é o que vos interessa.


Ingredientes para o bolo:
-2 1/2 chávenas de açúcar amarelo
-2 1/2 chávenas farinha Branca de Neve
-1 3/4 chávenas de cacau em pó sem açúcar
-3 colheres de chá de bicarbonato de sódio
-1 c. de sobremesa de fermento em pó
-1 c. de café de sal
-3 ovos grandes + 2 gemas grandes, à temperatura ambiente
-1  1/2 chávenas de leite (usei magro)
-1/3 chávena de natas
-3/4 chávena de óleo (usei óleo de coco)
-1 c. de sobremesa de essência de baunilha
-1  1/2 xícaras de água quente
-1 chávena de chocolate preto partido em bocados pequenos (usei Valrhona) usem o que mais vos agradar ou se preferirem usem pepitas



Para a cobertura de chocolate:
-2 chávenas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-4 1/2 chávenas de açúcar em pó
-3/4 chávena  de cacau em pó sem açúcar peneirado
-1 c. de chá de extracto de baunilha
-1/2 c. de chá de sal
-200 ml de natas
-4 c. de sopa de ganache (receita abaixo)


Ganache para enfeitar:
-350 ml de natas
-400 g de chocolate preto (useiValrhona) usem o que mais vos agradar

1º-Untei e forrei com papel vegetal que voltei a untar 3 formas de (21 cm) e reservei.
 Numa tigela grande  coloquei o açúcar, farinha Branca de Neve,[uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] cacau, bicarbonato, fermento e o sal; misturar bem os ingredientes secos. Numa outra tigela misturei os ovos, as gemas, leite, natas, óleo e extracto de baunilha; misturei até ficar completamente envolvido. Despejei a mistura nos ingredientes secos e bati com a batedeira em baixa velocidade até incorporar. Despejei a água quente e continuei a bater durante cerca de 1 minuto. Adicionei o chocolate partido grosseiramente em bocados pequenos na massa e envolvi com a espátula.
Divide a  massa uniformemente entre as formas preparadas.  Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Levou à volta de 30 minutos (teste do palito). Deixei arrefecer um pouco antes de desenformar e colocar os bolos numa rede para arrefecerem completamente antes de seguir a parte seguinte: montagem.

2º-Fiz o ganache: Parti o chocolate e coloquei dentro de uma tigela, deitei as natas fervidas tapei a tigela com película aderente, ao fim de 3 minutos, bati com uma vara de arames, até sentir uma textura sedosa. Reservar.

3º- Cobertura de chocolate: Numa tigela bati a manteiga com a batedeira durante 3 minutos o tempo de ficar com uma textura cremosa e lisa. Peneirei o açúcar em pó e o cacau na tigela da manteiga e bati com a batedeira numa velocidade baixa até sentir que a manteiga tinha absorvido o açúcar e cacau. Aumentei a velocidade da batedeira e adicionei o extracto de baunilha, sal, natas e o ganache e continuei a bater até sentir a textura pretendida.

4º-Montagem do bolo:
Usei uma faca serrilhada e cortei o topo saliente dos 3 bolos, ficando com a superfície plana. Coloquei o primeiro bolo no prato e cobri generosamente com a cobertura de chocolate, de seguida deitei por cima da cobertura ganache até cobrir. Coloquei o segundo bolo, e procedi do mesmo modo do primeiro bolo, coloquei o terceiro bolo, e ajeitei para ficarem direitos, levei o bolo ao frigorífico antes de cobrir (para prender) durante 1 hora. Ao fim desse tempo cobri com a restante cobertura de chocolate, com a ajuda do saco pasteleiro, fiz umas rosetas, e como nada se desperdiça deitei o restante ganache por cima.

P.S. Peço imensas desculpas de não haver fotos do bolo aberto, mas o tempo e vontade de produções fotográficas foi: nenhum, preferi "agarrar" o tempo para estar com quem eu AMO. Quem me segue, sabe que já não tenho nada a provar a ninguém, por isso se quiserem acreditar o bolo estava brutal, dito pelo meu provador oficial (filho) e restantes comensais. :)

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal