quinta-feira, janeiro 05, 2017

COSCORÕES




O Natal já passou, mas no Cozinhar com os Anjos vai continuar a desfilar algumas das  iguarias que estiveram presentes na nossa mesa de Natal. Hoje sai coscorões que adoro, esta receita saltou do meu caderninho de receitas.
 Com 57 anos nunca tinha feito coscorões, aliás como outras coisas. :) Mas há sempre uma primeira vez para tudo, este ano acrescentei à minha lista de doces a fazer para o Natal.  Penso que só tenho que ganhar prática no corte, mas como não é no corte dos coscorões que está o sabor, até me sai muito bem, modéstia à parte. Vamos à receita que só fiz metade, pois faço sempre um exagero de doces e comida. Todos os anos digo: - Para o ano não faço tanto, mentira, continuo a fazer. :)))




Ingredientes:
-250 g de farinha Branca de Neve (utilizei 125 g)
-1 c. de sopa de banha (utilizei 1/2)
-1 c. de sopa de azeite (utilizei 1/2)
-3 gemas (utilizei 2 gemas)
-1 laranja (utilizei metade de uma laranja)
-2 c. de sopa de açúcar (utilizei 1 c. de sopa de açúcar)
-açúcar, canela, água e sal q.b.

Peneirei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] para dentro de uma tigela; juntei a banha derretida, o azeite morno, o açúcar, as gemas e a raspa da laranja. Misturei tudo muito bem, fui acrescentando pouco apouco o sumo da laranja e água temperada com sal, em quantidades suficiente até encontrar a textura que possa estender com rolo. Fui amassando sempre até sentir a tal textura, depois deixei a massa a descansar 1 hora. Ao fim desse tempo estendi a massa com o rolo e cortei tiras que dei dois golpes em cada uma, e fritei em óleo quente. Quando louros coloquei em papel absorvente e depois passei por açúcar e canela.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal