quarta-feira, janeiro 04, 2017

PUDIM DE AMÊNDOA




Quando vi este pudim noConversas à Mesa de Fátima Mouradisse logo à Fátima que este pudim tinha que estar presente na minha mesa de Natal. A Fátima, enfeitou o dela com queijo de figo, eu enfeitei com fios de ovos, aliás sugerido pela própria Fátima. Um pudim brutal, um muito obrigada Fátima por tão deliciosa(s) partilha(s). 🙏


Ingredientes:
-12 gemas
-2 claras
-500 g de açúcar (ou 400 g ou 450 g)
-250 g de amêndoa ralada
-1 colher de sopa de manteiga
-sumo de 1 laranja média

Para enfeitar
Fios de ovos ou
Queijo de figo


1) Aqueça o forno a 180ºC e coloque um tabuleiro com 2 bons dedos de água quente (cerca de 3 cm de altura).
2) Unte muito bem com manteiga uma forma de buraco com 23 cm/24 cm de diâmetro e 8 cm de altura. Polvilhe-a com farinha.
3) Num tacho, deite o açúcar e junte 2 dl de água. Leve ao lume e deixe ferver até atingir o ponto de pérola.
4) Retire do lume e junte de imediato a amêndoa ralada. Mexa para incorporar. Adicione a manteiga e deixe derreter. Junte o sumo de laranja. Deixe arrefecer um pouco.
5) Depois de arrefecido (ainda morno), misture as gemas e as claras levemente batidas. Mexa muito bem.
6) Deite na forma e leve ao forno em banho-maria durante cerca de 30 minutos. Verifique a cozedura, para que não seque demasiado. A meio da cozedura, reduza a temperatura do forno para os 170ºC.
7) Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Querendo, enfeite com fios de ovos.

Nota: No meu forno levou 45 minutos. Ah e comentário do meu provador oficial (filho): brutal!

Estou no Instagram e Facebook aqui!