terça-feira, janeiro 24, 2017

PUDIM DE NATAL




Eu sei que o Natal já lá vai, mas continuamos com o registo de Natal.😅 Já tenho esta receita de 👉pudim várias vezes no blogMas como é um pudim que faço há uma grande carrada de anos, receita retirada da revista Máxima quando a dita apareceu em Portugal, e como é um pudim que não precisa de datas especiais para se fazer, basta ter pão (velho). Quem não gosta de frutos cristalizados não usa. Usa só frutos secos. É um pudim que faço ao longo do ano, quando apetece que a casa cheire a Natal!😁


Ingredientes:
-250 gr de pão
-3 dl de leite a ferver
-240 gr de açúcar amarelo
-5 ovos
-120 gr de fruta cristalizada (cortada aos bocadinhos)
-100 gr de amêndoa laminada (coloquei 150 gr)
-100 gr de passas (sem grainhas)(não usei)
-125 gr de manteiga derretida
-1 laranja (sumo e raspa)
-1 colher (chá) de canela em pó
-1 cálice de rum
-manteiga e açúcar para untar a forma e polvilhar.

Modo de preparar:
Ligue o forno a 180 graus unte uma forma e polvilhe-a com açúcar. Corte o pão em pedacinhos e regue-os com o leite quente. Tape e deixe embeber bem. Esmague o pão com uma colher de pau e junte-lhe o açúcar, os ovos batidos, a fruta cristalizada, os frutos secos, a manteiga, a raspa e sumo da laranja, a canela e o rum. Envolva e deite para a forma. Leve-a ao forno em banho-maria, por 1 hora. Desenforme o pudim frio . Decore a gosto e sirva. Servi coberto com doce de ovos.


Doce de ovos:
-6 gemas
-250 g de açúcar
-100 ml de água
-1 vagem de baunilha
Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.