quinta-feira, fevereiro 16, 2017

BOLACHAS DA MARY BERRY




Mais umas bolachas, que são deliciosas, não quer dizer que já não tenha no blog, no meio de mais 👉150 receitas de bolachas é provável que tenha esta receita. Nem sequer fui ver. Estava a ver na TV o 24 Kitchen com a escritora gastronómica Mary Berry que adoro ver, acho uma mulher lindíssima, uma avó de uma ternura que dói, quando eu for grande, quero ser como ela.😍 Como escrevi atrás, estava a ver o programa onde Mary ia fazer umas bolachas com as netas. Antenas no ar (fiquei) começaram a fazer as bolachas e registei na memória, nem assentei, estava tão quentinha enrolada na minha manta no sofá que nem me mexi para ir buscar caderno e lápis. Começaram a fazer as bolachas e fui registando. Com a mesma massa dividiram em 3 partes iguais, numa colocaram pepitas, noutra essência de amêndoa e amêndoas laminadas, noutra raspas de limão, esta última foi enrolada estilo chouriço e polvilhado com açúcar mascavado e devidamente enrolado em película aderente e levado ao frigorífico por meia hora.


Ingredientes:
-175 g de manteiga amolecida
-75 g de açúcar (usei amarelo)
-85 g de farinha de amêndoa (não usei, usei amêndoa pelada e moída na altura)
-85 g de farinha Branca de Neve
-1 c. de chá de essência de amêndoa
-amêndoas peladas e laminadas na altura
-1 mão cheia de pepitas de chocolate (utilizei 60 g de chocolate preto Valrhona picado grosseiramente com a faca)
-raspa de 1 limão
-açúcar mascavado 1 c. de sopa bem cheia

Numa tigela coloquei a manteiga e açúcar, fui batendo com a batedeira. Quando a mistura estava fofa (juntar as farinhas)  adicionei o miolo de amêndoa moída e a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] continuei a bater até a mistura ficar granulosa, aí coloquei a mão na massa e fui amassando até ter uma mistura homogénea. Fiz um rolo, que dividi em 3 partes. Numa coloquei o chocolate cortado grosseiramente e fiz umas bolas, que coloquei no tabuleiro forrado com papel-vegetal. Na outra coloquei essência de amêndoa amassei e fiz umas bolas que coloquei no tabuleiro com a ajuda de um garfo amachuquei as bolas, na massa que levou a essência coloquei a amêndoa laminada, na terceira e ultima parte da massa juntei as raspas de limão e envolvi. Depois enrolei estilo chouriço e polvilhei a banca com açúcar mascavado e fui passando o rolo da massa por cima do açúcar , quando estava bem envolvido no açúcar, enrolei em película aderente e levei ao frigorífico por meia hora. Ao fim desse tempo cortei fatias (mais ou menos a mesma espessura) e coloquei no tabuleiro. Levei o tabuleiro ao forno a 180ºC durante 12 minutos. O tempo de alourar a base das bolachas. Com a ajuda de uma espátula retirei as bolachas do tabuleiro e coloquei numa rede até arrefecer completamente antes de guardar dentro da caixa das bolachas.

Nota Dica: Agora uma dica: Eu tenho sempre miolo de amêndoa congelado, quando preciso seja do miolo com pele, laminado, palitado, grão ou farinha, sou eu que o faço. Como sabem o preço de cada é diferente, eu compro o miolo com a pele que é a que fica mais barata, e depois preparo conforme preciso. Para mim além do preço ser muito mais em conta, o sabor da mesma é mil vezes superior ao que se compra já preparado (grão, farinha, palitada ou laminada), para mim sabe a amêndoa que é o meu propósito para a receita. Mas se não quiserem ter trabalho, façam como preferirem e nem liguem ao que escrevi. 😊

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica