quarta-feira, março 15, 2017

BOLO AFRICANO





Mais um bolo para o patamar ⇛"bolos com 2 ovos"⇚, também mais uma receita da minha ⇛Bíblia Pantagruel⇚. Um livro que nunca me desfraldou, quando preciso de fazer algo, basta o consultar, o caso. Bolo Africano? Não sei a origem do nome, aliás é um livro que tem uns nomes de bolos por vezes esquisitos, mas como o sabor fica sempre brutal, nem ligo ao nome, sigo sempre para bingo sem receios. Este bolo ficou brutal, com duas texturas como adoro nos bolos de chocolate, um bolo que acentua a 100% o sabor do bom chocolate, mas cada um usa o chocolate que gosta.  A superfície do bolo fica com uma textura crocante, o interior, fica húmido. Estilo brownie. Vamos à receita.


Ingredientes:
-200 g de chocolate preto (usei Valrhona)
-70 g de manteiga
-125 g de açúcar (usei açúcar amarelo)
-80 g de Maisena
-1 c. de chá bem cheia de fermento em pó
-2 ovos
-2 c. de sopa de leite
-cacau em pó para polvilhar q.b.


Derrete-se o chocolate em banho-maria com o leite. Bate-se muito bem a manteiga com o açúcar e as gemas e depois a maisena, o fermento e a papa de chocolate. Envolve-se nas claras em castelo, levemente sem bater. Coze-se em forma bem untada e bastante alta, enchendo-a só até meio pois cresce muito.

Nota:Untei a forma e forrei a base com papel-vegetal e de novo untado. O bolo cresce, mas quando sai do forno, baixa (a tal textura crocante) mas é mesmo assim. A forma utilizei uma de 24 cm de diâmetro, se a forma for mais pequena provavelmente enquanto o bolo crescia transbordava a massa. Assim saiu perfeito. ;)

"As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente." :))))

(Zig Ziglar)