quarta-feira, maio 10, 2017

BACALHAU GRATINADO COM LEGUMES, AZEITONAS E MIGAS DE FEIJÃO



No dia que fui ao Workshop na Academia Vaqueiro a convite de 👉Cabeça de Toiro, um dos pratos apresentados foi este, em minha casa fiz à minha maneira. Alterei, não vou colocar a receita verdadeira e sim como fiz.😉


Ingredientes:
-6 boas postas de bacalhau, demolhado e desfiado sem peles e espinhas
-1 lata grande de feijão manteiga
-250 g de batata palha
-2 couves coração de boi cortadas grosseiramente estilo Juliana
-3 alhos francês só a parte branca
-150 g de azeitonas pretas descaroçadas e cortadas grosseiramente
-2 cebolas
-6 dentes de alho
-1 broa do Lidl
-azeite Virgem q.b.
-molho bechamel (usei caseiro)
-pimenta preta moída na altura q.b.
-sal marinho q.b.
-4 c. de sopa bem cheias de maionese
-2 c. de sopa de mostarda em grão
-vinagre de cidra

Primeiro fiz as migas da broa com o feijão. Cortei a broa em quadrados pequenos e piquei no processador. Numa frigideira grande coloquei 3 dentes de alho picados e reguei com azeite virgem, levei ao lume, o tempo de harmonizar sabores, sem alourar os alhos. Adicionei o feijão escorrido e previamente passado por água, envolvi bem. Juntei a broa do Lidl [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] moída e envolvi na mistura do feijão, deixei em lume brando sempre a envolver, para a broa absorver os sabores e azeite, temperei com sal marinho, e pimenta preta moída na hora. Antes de tirar do lume borrifei com vinagre de cidra e envolvi muito bem. Reservei. Num tacho grande coloquei as cebolas cortadas às rodelas, o alho francês cortado às rodelas reguei com azeite e levei ao lume, quando a cebola começou a ficar translúcida juntei os 3 dentes de alho picados e a couve cortada e Juliana, e o bacalhau. Temperei com sal marinho e pimenta preta moída na hora. Deixei cozinhar a mesma e o bacalhau em lume brando com o tacho tapado. Quando cozida a couve e o bacalhau (o que é rápido), juntei as azeitonas e batatas palha, envolvi muito bem, depois adicionei o molho bechamel e envolvi bem, rectifiquei temperos e deixei harmonizar sabores. Deixei arrefecer um pouco antes de fazer a montagem. Entretanto, enquanto arrefecia a mistura do bacalhau, numa tigela coloquei a maionese e a mostarda em grão e envolvi bem. Reservei.

Montagem: em tabuleiros (2) coloquei um aro e coloquei no fundo a mistura das migas de broa e feijão, calquei bem antes de encher com a mistura do bacalhau. Retirei o aro e fui fazendo vários até terminar os ingredientes (deu 15). Depois com a ajuda de uma colher cobri as superfícies com a mistura da maionese e mostarda em grão, e levei os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 180ºC até gratinar.

Nota: Podem usar migas de bacalhau, eu utilizei bacalhau neste dia, mas já fiz com migas e ficou excelente na mesma. Também podem usar o molho bechamel de compra, eu não utilizo esse molho (aliás nem outros) eu prefiro o trabalho de o fazer, pois sei que vou ganhar em qualidade e sabor, o caso. Mas façam como preferirem.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica