segunda-feira, maio 29, 2017

BARRITAS DE COCO DICA#18




Umas barritas simplesmente deliciosas, ou brutais como o meu provador oficial (filho) diz! Uns bolos delicados, fofos e com sabor magistral. Uma receita que saltou 👉daqui. Há alturas que vou agarrar algum livro de receitas e depois sinto, que já são tantos que não dei o devido valor a cada um deles, o caso. Livros de culinária? Já avisei os filhos e a mim mesma, só se aparecer algum livro que seja brutal e diferente do que neste momento habita no mercado, não quero mais. Mais do mesmo, não obrigada, precisaria de umas 4 encarnações para conseguir fazer o que ainda não fiz dos meus livros, de receitas fora as que estão em lista de espera, claro que vão ter que esperar muito.😂Deixando de conversas vamos é à receita que é o que vos interessa.


Ingredientes:
-125 g de manteiga (usei sem sal)
-225 g de açúcar amarelo (usei 180 g)
-2 ovos ligeiramente batidos
-raspa de 1 laranja (usei lima)
-3 c. de sopa de sumo de laranja (usei lima)
-150 ml natas acidificadas (natas acidas)
-140 g de farinha 
-1 c. de café de fermento em pó
-85 g de coco ralado


Glacê de coco:
-1 clara de ovo
-200 g de açúcar em pó
-85 g de coco ralado
-1 c. de sopa de sumo de laranja (usei lima)

Bati a manteiga com o açúcar numa tigela grande até ficar leve e fofo, depois juntei os ovos um a um sempre a bater. Incorporei a raspa e sumo da lima e as natas acidificadas (natas acidas). Depois envolvi a farinha, peneirada com o fermento, e o coco mexendo até ligar bem.
 Deitei a mistura num tabuleiro (23cm) untado e forrado com papel vegetal, e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até estar cozido e firme ao toque, no meu forno levou 35 minutos, cada um sabe do seu forno. Retirei do forno e esperei 15 minutos antes de desenformar, depois coloquei numa rede até arrefecer completamente.

 Para fazer o glacê: Bati a clara do ovo, ligeiramente juntei o açúcar em pó e coco e o sumo da lima, mexendo até formar uma pasta espessa. Espalhei com cuidado (o bolo é delicado) por cima do bolo e cortei em barritas, quadrados ou o que quiserem chamar.

P.S. DICA: Natas acidificadas, não é mais que as natas acidas, eu gosto bastante das do Aldi, mas comprem as que mais gostem. Se não encontrarem, não se apoquentem, façam as vossas próprias natas acidas, basta juntar nas natas uma colher de sopa cheia de sumo de limão, batam até incorporar bem e ficarem fofas, era o que eu fazia antes de haver à venda as ditas, já a minha avó e mãe dizia:" uma mulher enrascada é pior que uma barata de pernas para o ar".😁