sexta-feira, maio 26, 2017

QUINZENA GASTRONÓMICA DO POLVO NA LOURINHÃ


Hoje o dia, foi um dia delicioso. Almoço no  Foz Restaurante! Lourinhã é de uma beleza, tranquilidade, e de pessoas lindas. Um muito obrigada!

Quinzena Gastronómica do Polvo:  MAIS DE 50 PRATOS DE POLVO NA LOURINHÃ DE 25 MAIO A 4 DE JUNHO

Polvo crocante com sementes de sésamo, polvo suado com tomate e ovo escalfado e carppacio de polvo com crocante de frutos vermelhos são algumas das especialidades saborear.

Entre 25 de maio e 4 de Junho, o concelho da Lourinhã acolhe mais uma Quinzena Gastronómica do Polvo. O evento convida a saborear toda a delicadeza e sabor do polvo, numa série de pratos que aliam a tradição à inovação.

São cerca 60 receitas onde o polvo surge como ingrediente central e que vários restaurantes do concelho da Lourinhã irão convidar a degustar ao longo dos 11 dias do evento.

Partindo de entradas como empadas e pataniscas de polvo, polvo suado com tomate e ovo escalfado ou migas de polvo na batatinha com toque balsâmico, o sabor único do molusco tão típico da gastronomia mediterrânica estará presente até ao final da refeição. E as opções são variadas.
Os restaurantes aderentes terão à disposição pratos que vão desde o tradicional polvo à lagareiro e a típica salada de polvo, até às receitas mais inovadoras como o polvo crocante com sementes de sésamo, a bruschetta de polvo e o polvo em crosta de ervas. Ou, ainda, um cremoso de polvo com mexilhão e coentro e rasgos de polvo grelhados sobre ardosia com molho de vieira e alecrim biológico. Para terminar, nada melhor do um carppacio de polvo com crocante de frutos vermelhos.
“A Quinzena Gastronómica do Polvo, que já vai na 9ª edição, tem-se tornado, a cada ano, um evento de referência, onde a tradição da cozinha portuguesa se alia à inovação gastronómica para oferecer o melhor do polvo. O sucesso da iniciativa tem sido sublinhado pelos restaurantes aderentes, que reiteram a recetividade e adesão por parte, quer da população, quer de turistas”, considera Fernando Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e vereador com o pelouro do Turismo e Competitividade.
Com esta iniciativa, a autarquia pretende dinamizar e promover o concelho a nível turístico, assim como a gastronomia da região.
Entre os restaurantes que este ano responderam ao desafio da autarquia encontram-se: Avenida Café Cervejaria, Barracão do Petisco, Restaurante Chico Neto, Foz Restaurante, Jardim Cervejaria, Pizza & Companhia, Restaurante Adega do Careca, Restaurante Carlos dos Leitões, Restaurante Castelo, Restaurante Dom Lourenço, Restaurante Dom Sebastião, Restaurante O Chafariz, Restaurante O Moleiro, Restaurante O Pão Saloio, Restaurante Residencial Braga, Vista Mar by Noiva do Mar, Restaurante Viveiro e Sports Bar – Restaurante e Hamburgueria.