sexta-feira, setembro 22, 2017

BOLO DE NOZ





Bolos de noz? Já são vários no blog. Ao partilhar esta receita deveu-se à simplicidade do mesmo e grandiosidade em sabor. Eu cobri com molho de caramelo, mas se preferirem podem deixar simples ou só polvilhar com açúcar em pó, façam ao vosso gosto, pois esse é que importa. Vamos à receita.

Ingredientes:
-150 g de manteiga (usei sem sal)
-150 g de açúcar (usei 120 g de açúcar amarelo)
-150 g de farinha Branca de Neve
-3 ovos
-1 c. de chá de fermento em pó
-125 g de nozes
-1 cálice de vinho do Porto

Bati a manteiga com o açúcar até obter um creme cremoso. Juntei depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Adicionei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] junto com o fermento, quando bem envolvido adicionei o vinho do Porto e bati até ficar uma mistura homogénea. Por fim adicionei as nozes grosseiramente picadas e envolvi. Deitei a mistura numa forma de bolo inglês untada e forrada com papel vegetal. Levei a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC  até espetar o palito e sair seco.

Como escrevi atrás cobri com o molho de caramelo e nozes grosseiramente picadas.


Creme de caramelo
-75g de açúcar
-25 g de manteiga
-100ml de natas
-1 pitada de sal

Numa frigideira de fundo aderente coloquei o açúcar e fui deixando caramelizar, juntei aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retirei do lume e juntei a manteiga, envolvi muito bem até a manteiga derreter e a mistura arrefecer um pouco. Depois juntei 75 g de nozes grosseiramente cortadas envolvi e deitei por cima do bolo o molho do caramelo, tendo o cuidado de deixar as nozes ao de cima.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica