terça-feira, setembro 12, 2017

DOCE DE TOMATE





No Verão a minha saudosa mãe fazia sempre doce de tomate, quando eu era criança, era só nessa altura que havia tomates, não é como hoje em dia, temos tudo todo o ano. Eu sou sincera, tenho saudades desse tempo, do tempo que comia as frutas, legumes etc, na época deles, o sabor e aromas magistral ainda mora na minha memória. Há pessoas que se irritam quando ouvem a palavra "antigamente" eu tenho imensa pena dessas pessoas, eu utilizo muito, mas mesmo muito essa palavra no meu vocabulário. Tenho saudades do antigamente, e se tenho saudades, só pode ter sido bom, o que no caso excelente. Lembro-me no dia que a minha saudosa mãe fazia o doce de tomate para o ano inteiro, quer dizer, ela fazia a pensar que seria, pois a quantidade assim ditava, mas com 3 filhos, que ainda traziam para casa os amigos, era um "a ver se te avias"😊O doce de tomate desaparecia. A minha mãe fazia com uma qualidade de tomate carnudo e maduro, só pelava os ditos e cortava aos bocados para dentro do tacho com grainhas e tudo, colocava o açúcar (equivalente ao tomate) e pau de canela, levava ao lume sempre a mexer, até encontrar o ponto. Hoje em dia há doce de tomate com tudo e mais alguma coisa, eu apeteceu-me fazer o doce com os sabores de memória, os sabores da minha mãe. Vamos ver como fiz.

Ingredientes
-1kg de tomate maduro  (usei coração de boi)
-700 g de açúcar amarelo
-2 paus de canela

Pelei os tomates e coloquei num tacho grande (em causa o doce vir acima e sair fora) o açúcar e os paus de canela. Com um garfo esmaguei um pouco os tomates. Levei o tacho ao lume e sempre a mexer, fui fazendo o doce até atingir o ponto de estrada. Eliminei os paus de canela e deitei o doce em frascos esterilizados. Deu 5 frascos iguais ao da foto.

Nota: A minha saudosa mãe, pesava o tomate e colocava exactamente o mesmo peso de açúcar. Quando éramos felizes e nada fazia mal.😂Como todos sabemos (ou não) era mesmo esse açúcar que conservava o doce por largo tempo. Eu tirei um pouco ao açúcar pois fiz pouca quantidade.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"

(Bob Marley)