segunda-feira, setembro 11, 2017

PATÉ DE FÍGADO DE PATO




Em casa de uns amigos comi um paté que gostei bastante. A F. disse-me como fazia e eu resolvi fazer um paté de pato com algumas alterações que depois dividi por dois e numa das partes utilizei gelatina e pimenta rosa em grão.


Ingredientes
-1/2 kg de fígado de pato
-1 cebola média picada
-60 ml de azeite
-1 cálice de vinho do Porto
-2 folhas de gelatina demolhadas em água
-Sal marinha q.b.
-pimenta preta moída na altura
-1 1/2 c. de sopa de pimenta rosa em grão


Coloquei a cebola picada num tacho com o azeite e deixei a cebola até ficar translúcida, juntei os fígados arranjados e o vinho do Porto, temperei com sal marinho e a pimenta preta moída na altura e deixei cozinhar sempre em lume brando durante 15 minutos. De seguida coloquei a mistura do estufado no processador  durante 3 minutos. Coloquei metade da mistura numa tigela e na restante mistura que ficou no processador juntei as 2 folhas de gelatina demolhadas em água fria e pulsei várias vezes mais um pouco, para derreter a mesma (a mistura ainda estava quente) e envolver. Envolvi a pimenta rosa em grão e deitei o preparado numa terrina forrada com película aderente e tapei com a mesma. Levei ao frigorífico de um dia para o outro. Desenformar e servir, seja com tostas ou outro pão à escolha. Cá em casa servi com broa.

Nota: Podem utilizar um fígado à vossa escolha, eu comprei no talho fígado de pato, mas podem utilizar de frango, porco etc. Se não tiverem processador, façam com a varinha mágica, que também fica bem, pois a minha amiga F é como faz.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Cada pessoa é aquilo que crê; fala o que gosta; retém o que procura; ensina o que aprende; tem o que dá e vale o que faz."


(Chico Xavier)