segunda-feira, outubro 23, 2017

RISSÓIS DE CARNE




Num Domingo que o filho veio almoçar, fiz um Cozido à Portuguesa, um dos pratos preferidos do filho. Mas como todos sabemos é uma comida que sobra sempre, e na minha casa eu faço sempre comida para um batalhão o que foi o caso. Sobrou bastante, mas não apetecia andar a comer cozido toda a semana. Resolvi logo no dia, fiz uma sopa de cozido. As carnes desfiei, eliminei ossos e qualquer gordura (o que era inexistentes) (pois nunca faço cozido com carnes com gorduras, o filho detesta, dai eu dizer sempre que é cozido fingido, as carnes que uso é sempre o lombo de porco e entrecosto da parte mais magra, claro, os enchidos esses são todos os que o cozido leva e mais alguns)😂 Num tupperware coloquei uma parte de carne desfiada com o resto de chouriço de carne, seria para fazer um empadão, ou uma lasanha, saiu uma lasanha. Noutra caixa coloquei o resto da carne a pensar nuns rissóis e congelei. Aqui estão eles, e neste dia ainda deu para uns croquetes que brevemente colocarei no blog. A receita deu 21 rissóis.


Ingredientes massa:
-1 chávena de água
-1 1/2 de farinha 
-1 c. de sopa de manteiga
-1 casca de limão

Num tacho coloquei a água, casca do limão e a manteiga, quando levantou fervura retirei a casca e deitei a farinha de uma vez só. Mexi energicamente até se soltar das paredes e fundo do tacho, deixei mais um pouco. Depois passei a massa para a bancada da cozinha (não precisa de farinha) e coloquei as mãos na massa até a sentir sedosa. Quem não aguenta a temperatura da massa quente deixa descansar um pouco (arrefecer) e depois amassa, não altera em nada a textura da massa, não tenham problemas. Depois é esticar a massa fina (eu gosto bem fina) cortar rodelas colocar o recheio fechar, fazer até a massa e recheio terminar. Passar por ovo batido e pão ralado. Deixo sempre descansar um pouco no frigorífico (1 hora) antes de fritar (se são para consumir no dia) senão congelo.

Recheio :molho bechamel
-1 cebola pequena picada
-1 c. de sopa cheia de manteiga
-2 c. de sopa cheias de farinha
-água q.b.
-sal marinho
-noz moscada ralada na altura
-pimenta preta moída na altura
-carne do cozido que piquei

Num tacho coloquei a cebola e manteiga, em lume brando até a cebola murchar nessa altura tempero com o sal, e mexo bem, junto a farinha e volto a envolver, vou adicionando a água pouco a pouco até obter a textura do béchamel, juntei a carne temperei com a noz moscada a pimenta e envolvi muito bem. Reservei até arrefecer.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!🙋