terça-feira, dezembro 05, 2017

COOKIES DE COCO E PEPITAS DE CHOCOLATE




Quem me segue já deve ter "reparado" na grande quantidade de receitas de bolachas, cookies ou biscoitos que abundam este blog. Neste momento estão postadas 👉164 receitas dos ditos, mas tenho mais em rascunho. Sim, apesar de por vezes não postar todos os dias, ou fazer paragens no blog, é só porque preciso, para a minha sanidade mental, não quero de todo que o meu adorado blog se torne numa obrigação para mim, se isso acontecer, o interesse por ele deixa de existir.
 Neste momento tenho 2204 receitas postadas e 28 em rascunho, em 10 anos de blog e com tantas paragens que daqui a dias vou fazer outra, a do Natal, penso que há muito por onde escolherem. O blog para mim, é uma paixão, mas não é de todo a minha vida, pois essa existia antes e existe além dele.
 Tenho recebido alguns emails a perguntarem se continuo a receber emails menos simpáticos, acalmou, mas de vez em quando lá aparece uma ave rara com a sua azia, mas o que faço, é eliminar logo, não respondo nem lhes dou importância, ao estar a dar "importância" a pessoas "pequeninas"estou a fazer exactamente o que que as ditas querem chatear-me, e isso já não conseguem.Quando me perguntam o porquê de não ter tantos seguidores?!?!? Ok, isso já não sei, talvez seja porque não gostam de mim, ou do blog, ou porque também não sigo (sim, há muito na blogosfera, eu dou se tu deres...😎e como essa não é a minha maneira de estar na vida, temos pena) ai já não posso fazer nada, mas também é coisa que nunca me tirou o sono, pois o propósito do meu blog está atingido. Deixar um caderno virtual de receitas para os meus filhos, onde eles possam consultar sempre que precisem de onde estiverem.
 Na página do blog do Facebook, passa-se exactamente a mesma coisa, os meus seguidores estão lá por vontade própria e nunca porque comprei seguidores como alguns fazem. Se gostam de mim tudo bem, se não gostam tudo bem na mesma, não tenho pretensão de agradar a "gregos e troianos" sou a Isabel, muito directa, para mal de muitos e meu, pois por vezes era preferível "morder a língua como uma amiga minha diz", mas não consigo, só tenho uma cara, sou sempre a mesma. Se perco? Penso que não, nunca podemos perder o que nunca tivemos, pelo menos é o que penso.
 Agora deixando de conversas, vamos é à receita que é o que vos interessa. 😊 Mais uns Cookies deliciosos se quiserem fazer para oferecer ou para terem na vossa lata de bolachas. Receita retirada de um dos muitos livros que habitam cá por casa.😍


Ingredientes:
-225 g de manteiga sem sal amolecida
-130 g de açúcar amarelo
-1 gema, ligeiramente batida
-2 colheres de chá de essência de coco
-260 g de farinha 
-1 pitada de sal
-100 g de coco ralado
-1/2 chávena de👉 pepitas de chocolate negro (as minhas são estas mas usem as que vos der mais jeito, e se não tiverem, não se atrapalhem, partam em bocadinhos chocolate negro, faz o mesmo efeito)😂

Liguei o forno a 190ºC. Forrei 2 tabuleiros com papel vegetal. Bati a manteiga e o açúcar numa tigela grande até ficar uma mistura leve e fofa, a seguir juntei a gema e a essência de coco. Peneirei a farinha, com o sal no creme, adicionei o coco e as pepitas e mexi até envolver muito bem a mistura. Coloquei montinhos de massa nos tabuleiros bem espaçados entre si. Levei ao forno pré-aquecido (como disse anteriormente) durante 15 minutos, o tempo de ficarem lourinhos, já sabem, cada qual sabe do seu próprio forno. Retirei do forno e deixei arrefecer cinco minutos antes de retirar os biscoitos com a espátula e coloca-los numa rede para acabarem de arrefecer.