quarta-feira, janeiro 03, 2018

BOLO DE CHOCOLATE RECHEADO E COBERTO COM CREME DE AMENDOIM






 Cá está a Isabel de volta ao cantinho, e ao trabalho no blog.😇Espero que o vosso Natal e início de Ano tenha sido feliz, com tranquilidade e serenidade. O meu Graças a Deus foi com muita tranquilidade e recebi o novo Ano com muita serenidade, e cá estou para agarrar o 2018 com toda a tranquilidade, que a idade já me ofereceu. Listas de pedidos? Não faço nem nunca fiz na vida, recebo o que a vida me oferece, o bom e menos bom, que é com esse (menos bom) que eu mais cresço como mulher. Penso que Deus ainda tem algo guardado para mim, só gostava que me ajudasse a ser melhor pessoa, todos os dias continuo a crescer, com os trambolhões (desilusões) da vida, mas estou cá para continuar a aprender. Se continuo a ter desilusões aos 58 anos, é mesmo porque continuo a ser a mesma Isabel de sempre, acreditar na bondade das pessoas, que no final não existe. Mas vamos  continuar a caminhar na minha estrada da vida, que é bem importante para mim. Tentar sempre ser melhor pessoa, se consigo? Não sei, pelo menos eu tento.🙏 Agora vamos ao mais importante para quem passa por aqui.

Bolos no Cozinhar com os Anjos já são mais que muitos, mas ando sempre nas minhas pesquisas dos meus livros a ver se descubro algo de novo. Este bolo foi um misto de duas receitas e depois enfeitei ao meu gosto. Quando o ingrediente é chocolate nunca é demais como muito bem os filhos dizem.😂 A nota do meu provador oficial (filho):-Brutal!❤


Ingredientes:
-230 de farinha Branca de Neve
-200 de açúcar amarelo
-70 g de cacau em pó (usei Valrhona)
-1 c. de sobremesa de fermento em pó
-90 g de óleo de coco
-2 ovos grandes
-150 g de café forte
-1 c. de chá de essência de baunilha

Untei e forrei duas formas com papel vegetal de 20 cm de diâmetro e reservei. Numa taça, juntei os secos (farinha Branca de Neve[uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands], açúcar, cacau, baunilha e fermento) e noutra taça juntei os líquidos. Juntei as duas misturas sem bater demasiado, só mesmo a envolver bem. Dividi a mistura pelas duas formas e levei ao forno pré-aquecido a 170ºC, o tempo de assar e o palito sair seco, no meu forno levou 15 minutos.


Recheio:
-140 g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
-120 g de manteiga de amendoim
-150 g de açúcar em pó
-1 c. de baunilha liquida
-2 c. de sopa de leite

Bati as manteigas, adicionei o açúcar em pó e baunilha e bati durante uns cinco minutos, fui adicionando o leite colher a colher até obter uma consistência suave de frosting.


Ganache:
-100 g de chocolate preto (usei Valrhona)
-100 ml de natas
-1 c. de sobremesa de manteiga

Levei as natas com a manteiga ao lume até "quase" ferver, retirei do lume e adicionei o chocolate partido em bocados pequenos e envolvi muito bem até o chocolate derreter e obter uma mistura brilhante e homogénea.

Doce de morango:
-3 c. de sopa


Quando os bolos estavam arrefecidos abri os bolos ao meio. Coloquei a primeira camada de bolo no prato, coloquei uma camada de recheio, alisei e no meio coloquei 1 c. de sopa de doce de morango, alisei sem deixar ir às bordas do bolo. Coloquei a segunda camada de bolo e repeti até acabar o bolo. Levei o bolo ao frigorífico durante 30 minutos. Ao fim desse tempo cobri o bolo com o restante creme, raspando algumas zonas na lateral para deixar ver o bolo. Levei de novo o bolo ao frigorífico mais 15 minutos, depois deitei o ganache por cima e deixei escorrer  nas laterais. Decorei com chocolates (maltesers, conguitos, e bombons, partidos grosseiramente) se preferirem o bolo sem os chocolates a decorar estão à vontade de não utilizar.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica