terça-feira, janeiro 16, 2018

BOLO DE KIEV [BOLO DO MEU ANIVERSÁRIO]






O bolo Kiev, já fiz o bolo duas vezes como está 👉aqui! Mas como era para o meu aniversário, e como quem me segue ou conhece sabe que detesto ser repetitiva em tudo, o que neste caso o meu bolo. 😍 Os bolos de aniversários dos filhos ou o meu (apesar de não gostar do dia do meu aniversário como já muito escrevi por aqui no blog) gosto sempre de surpreender. Nas minhas pesquisas no Google sobre o Bolo Kiev fui dar 👉aqui. Achei interessante esta versão do bolo Kiev. O suspiro e cremes fiz as receita abaixo como me foi passada, só copie mesmo a montagem. O bolo esponja? Fiz o bolo esponja da minha 👉Bíblia Pantagruel e também não fiz os suspiros separados e sim as placas como sempre fiz nos bolos anteriores. Quem olhar para a receita vai logo dizer:- A Isabel é doida (sei que sou, mas uma doida bem saudável).😂 Um bolo tão complicado? Não, não é podem crer. O fácil para mim, não quer dizer que não seja delicioso, mas podem crer que me dá um gozo enorme fazer algo mais complicado, o que apesar deste bolo o parecer não é nada complicado, é um bolo para se fazer por etapas, e depois fazer a montagem e levar ao frio pelo menos 24 horas antes de consumir.



Ingredientes bolo suspiro
-6 claras
-50 g de açúcar+200 g de açúcar
-1 pacote de açúcar baunilha (usei do meu açúcar baunilhado)
-50 g de farinha 
-200 g de nozes

6 claras bater em castelo com 50 g de açúcar e um pacote de açúcar de baunilha. A parte misturar 200 g de açúcar, 50 g de farinha e 200 g de nozes um pouco partidas e torradas (na frigideira sem óleo ou no forno). Misturar tudo com as claras batidas no mesmo sentido. Eu dividi em duas formas de mola de 25cm forradas com papel vegetal, e vai ao forno 2h-2.30h 150ºC. A massa tem de secar para ficar tipo suspiros.

P.S. No final tirar e deixar repousar 12-24h numa grelha

Ingredientes creme:

-500g de manteiga sem sal
-300 g de leite condensado cozido
-5 c. de sopa de Vodca, Rum, Whisky...)(utilizei Vodca)

Depois bater a manteiga, e adicionar o leite condensado e a bebida branca (vodka, rum, whisky...).

Ingredientes:Bolo Esponja de chocolate

-100 g de farinha 
-40 g de cacau
-375 g de açúcar
-1/2 c. de chá de fermento em pó
-6 ovos
-1/4 de c. de chá de cremor tártaro

Bati as gemas com o açúcar até engrossarem bem e ficarem esbranquiçadas. Juntei à mistura a farinha Branca de Neve  peneirada com o fermento. Depois de bem batido, juntei as claras batidas em castelo com o cremor tártaro, envolvendo-as ao de leve sem bater (com uma colher). Deitei a mistura numa forma untada e forrada com papel-vegetal também untado. Levei a forma a forno pré-aquecido a  180º C. O teste do palito. Deixar arrefecer durante 15 minutos o bolo na forma, ao fim desse tempo desenformar e deixar arrefecer o bolo completamente. Depois abrir o bolo ao meio. Reservar.


Montagem: coloquei  no meio do prato um pouco do creme. Coloquei metade do bolo esponja, depois cobri com creme, coloquei uma placa de suspiro, e voltei a cobrir com o creme, de seguida coloquei a segunda placa de suspiro e cobri com creme. Por fim coloquei a outra metade do bolo esponja e apertei para o bolo aderir bem ao creme. Levei o bolo ao frigorífico durante 1 hora para firmar. Ao fim desse tempo cobri o bolo todo com o resto do creme, e cobri as laterais do bolo com nozes previamente torradas na frigideira e partidas grosseiramente.

Nota:Esse creme de manteiga é muito pesado, mas para esse bolo como é quase de suspiros o creme tem de ser bem espesso. O leite condensado eu continuo a cozer na panela de pressão. Cozo várias latas e reservo. Prefiro a textura e sabor. Mas cada um faz como preferir, podem usar o leite condensado cozido de compra. A medida das formas que utilizei foi de 22 cm. Peço imensas desculpas da foto do bolo aberto não estar tão bonita, mas o tempo para produções não ouve. 😁 Tirei esta foto só para ficarem com uma ideia como fica por dentro. Agora o sabor do bolo é brutal, dito pelo meu provador oficial (filho)😊

P.S. Bolos e não só no patamar de aproveitamento de claras 👉aqui!🙌