terça-feira, fevereiro 20, 2018

BAKLAVA




Em casa do meu filho comi uma sobremesa que me trouxe à memória uma "sobremesa" que comi no ano de 1989 na Grécia. Já tinha a receita  em lista de espera há uns anitos. Uma receita que tenho no meu livro «As 100 mais famosas sobremesas do Mundo» Onde diz: "A Baklava é confeccionada em praticamente todos os Países do Médio Oriente, da Grécia até à Costa do Norte de África". No meu livro está nas receitas da Turquia. Mas pesquisei no Google e fui logo dar👉 aqui.  Fiz esta receita a sua execução muito mais simples que a do meu livro. Achei interessante que esta sobremesa, tanto dizem que a sua origem é da Turquia, Grécia, Rússia etc... Não estou interessada a sua origem, pois a minha é de Portugal e tenho dito.😂 Não utilizei pistácio porque onde costumo comprar só tinha do salgado, e como no meu livro até diz: A massa é quase sempre igual. A única coisa que muda é o recheio: pode ser de nozes, amêndoas ou até pistácios. A próxima vez vou fazer, mas utilizar a massa filo.



Ingredientes:
-1 colher de (chá) de noz-moscada ralada
-1 colher de (chá) de canela em pó
-1/3 de xícara de (chá) de pistácio sem casca (não usei)
-1/3 de xícara de (chá) de açúcar mascavado
-1 xícara de (chá) de amêndoa sem pele(usei amêndoa picada)
-1/4 de xícara de (chá) de manteiga
-1 xícara de (chá) de nozes
-8 folhas de massa folhada (usei 6 folhas comprei 2 embalagens de massa folhada do Lidl e cortei cada uma em 3 partes iguais)


Xarope:
-1 colher de (sopa) de água de flor de laranjeira
-1 colher de (sopa) de suco de limão
-1 xícara de (chá) de açúcar granulado
-2/3 de xícara de (chá) de água


Modo de Preparar:

Picar as nozes, amêndoas e pistacio (não usei). Misturar com o açúcar mascavado, canela e noz-moscada. Untar uma assadeira grande. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Derreter a manteiga. Cortar as folhas de massa folhada ao meio, transversalmente e untar uma das metades com a manteiga derretida. Arrumar no fundo da assadeira. Espalhar a mistura de frutas em cima e cobrir com mais massa untada. Terminar com a massa. Cortar a camada superior com uma faca afiada para formar losangos. Levar para assar por 40 minutos ou até dourar. No final espalhar o xarope, esperar esfriar e servir.

Xarope:

Aquecer o açúcar, a água e o suco de limão. Mexer até dissolver. Deixar ferver por 5 minutos. Adicionar a água de laranjeira, ferver por mais 2 minutos. Deixar esfriar completamente.

Nota: Untei com manteiga e forrei com papel vegetal que voltei a untar um pirex (25 cm x15 cm).


"Perder seu tempo com uma pessoa que da mais atenção a câmara do celular, claramente você está desligado(a) se liga." 

(Vycthor Jesus)