quarta-feira, setembro 05, 2018

BACALHAU ERMELINDA




Esta receita  saltou 👉daqui. Bacalhau é um ingrediente que dizem haver 1001 receitas do dito, eu acredito que já passou esse numero há muito. Mas isso agora não é o que interessa, e sim a receita. Vamos ver como fiz.



Ingredientes:
-bacalhau demolhado (uma posta por pessoa)
-cebola
-batatas
-ovos (1 por pessoa)
-azeite
-molho branco
-sal marinho
-pimenta preta moída na altura

Num tacho coloca-se a cebola às rodelas, o bacalhau às lascas sem pele e espinhas e o azeite, tempera-se com pimenta preta e deixa-se refogar em lume brando, até murchar a cebola e cozinhar o bacalhau. Coze-se as batatas e os ovos e corta-se às rodelas. Reserva-se algumas batatas para fazer um pouco de puré. Num caçoilo de barro preto (pode utilizar um tabuleiro), coloquei uma camada de bacalhau, outra de batatas, ovos e molho branco. Fui fazendo camadas até encher o caçoilo e acabar os ingredientes. De seguida cobri com uma camada de puré de batata que fiz previamente com as batatas cozidas reservadas, e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC até alourar.

Notas: Não coloquei quantidades, pois cada um faz de acordo com as suas necessidades (quantidade de pessoas). Quando escrevi uma posta de bacalhau por pessoa, é para se encontrar bacalhau no prato.😎O sal que utilizei, foi só o de cozer as batatas e molho branco, com o sal do bacalhau, que apesar de ser demolhado as minhas postas eram generosas (grossas), não precisou de todo de mais sal para o meu gosto, mas claro, cada um sabe do seu gosto.

Molho branco:
-1 1/2 c. de sopa de manteiga bem cheia
-3 c. de sopa de farinha
-leite q.b
-sal marinho
-pimenta preta moída na altura
-queijo parmesão q.b.

Levei o tacho ao lume com a manteiga a derreter, quando derretida deixei arrefecer e juntei a farinha que envolvi bem. Levei de novo o tacho ao lume sempre a mexer até começar a ferver  (cozer a farinha), fui adicionando o leite quente pouco a pouco até ficar uma textura aveludada. Depois do molho pronto temperei com sal, pimenta preta e o queijo, envolvi muito bem.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."


(Platão)