quarta-feira, setembro 19, 2018

BOLO DE CHOCOLATE SEM FARINHA E AÇÚCAR




Já tinha feito este bolo 👉aqui e 👉aqui. Agora resolvi fazer sem açúcar. Sou uma mulher que fui muito gulosa toda a minha vida. Mas gulosa mesmo. Há uns anos para cá a minha "gulodice" evaporou-se por magia, o que ainda continuo são 👉gelados.😋🍦🍧🍨Açúcar? Tenho cortado muito nas receitas, não porque agora dizem que faz mal (descobriram que faz mal, mas estejam atentos pois foi só de há pouco tempo para cá, pois eu quase com 60 anos nunca ouvi tal coisa). Mas como o que faz hoje mal, amanhã já faz bem, e o inverso igualmente, eu sempre estive-me lixando para estas notícias. Como tudo na vida. Na minha estrada da mesma tento ser q.b. Se estou certa ou errada?!?!? Não vou por aí nem julgo e nem me interessa, quem de repente muda tudo na sua alimentação. Mas também não admito que se metam na minha, como a minha saudosa mãe dizia: -Não gostam coloquem à borda do prato. Quem me segue, sabe que eu troquei o açúcar refinado pelo amarelo ou mascavado e cortei nas quantidades. Mas Santa paciência se for uma sobremesa  conventual que somos um Pais tão rico, aí não, não corto. Também acho que ninguém vai comer a sobremesa/doce sozinha (acho eu)😎é para dividir por fatias ou tacinhas conforme. Vamos ver este bolo, que é simples e excelente para servirem com uma bola de gelado.



Ingredientes:
-300 gr de chocolate negro (com maior percentagem de cacau)
- 6 claras
-6 gemas
-60 gr de manteiga sem sal
-1 pitada de sal

Primeiro: Aqueci o forno a 200ºC e untei uma forma de 20 cm com manteiga e polvilhei com cacau.
Segundo: Bati as claras em castelo. Bati as gemas e, depois acrescentei o chocolate derretido com a manteiga em banho-maria. Juntei as claras batidas em castelo a este preparado e envolvi bem sem bater. Deitei na forma o preparado e levei ao forno durante 20 minutos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Para ser feliz, você não precisa de grandes conquistas materiais. Você já tem o pôr-do-sol, as estrelas, os pássaros, o sorriso dos seus amigos, seus irmãos. Agradeça a Deus, pois você tem tua vida. Tem o dia que está começando, tem sua força e determinação. Com todos esses presentes da vida, o resto você constrói!"

(Roberto Shinyashiki)